Falar bem em público é a alavanca do seu sucesso profissional

Heverson BarbosaUncategorizedLeave a Comment


Falar em público deixou de ser algo exclusivo para grandes palestrantes ou diretores executivos de empresas multinacionais.

Nos dias de hoje, as empresas buscam profissionais proativos, que saibam trabalhar em equipe, com facilidade de treinamento e criativos. Se você está em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho e tem medo de falar em público, pode começar a estudar e a treinar sobre.

A comunicação está presente em todas as áreas de nossas vidas, então você sempre estará se comunicando, resta saber se está fazendo isso de forma assertiva e com a capacidade de te impulsionar profissionalmente ou de forma refutativa, capaz de afastar as promoções e as boas oportunidades.

Comunicar-se bem ajuda na socialização, na descoberta de novos valores, conhecimentos e também pode te conduzir a ajudar mais pessoas com seus conhecimentos. Vivemos uma era onde a valorização por cursos e especializações é enorme e adivinha quem serão os profissionais reconhecidos e que ocuparão esses cargos?

Sim, os que melhor se comunicarem e dominarem suas áreas e com mais habilidade em compartilhar conhecimento.

Porque falar em público pode alavancar meu sucesso profissional?

  1. Credibilidade

Fale a verdade, você confia mais em pessoas que falam com confiança e demonstram segurança no que falam ou naqueles que falam como que se quisessem se esconder dentro do corpo como uma tartaruga? Claro que é a primeira opção.

Passar credibilidade e confiança deve fazer parte do seu dia a dia. Seja na entrevista de emprego ou na hora de passar as orientações para sua equipe de trabalho.

Normalmente em promoções de empresa o profissional que melhor se comunica tem maiores chances de ser promovido.

  • Preparo

Ter uma boa comunicação mostra preparo e capacidade para desempenhar aquela função. Então esteja preparado. 

Certa vez vi um anúncio de uma escola de inglês onde uma pessoa era chamada para exercer um cargo, mas ela não sabia falar inglês, então, ela foi descartada e uma frase impactante era “esteja preparado”. O que podemos tirar de conclusão disso é que você precisa estar preparado para falar em público, mesmo que hoje você não precise disso, mas pode vir a precisar futuramente e acredito que você não vai querer perder uma oportunidade de alavancar sua carreira.

  • Networking

A internet mudou a forma como nos comunicamos e como as empresas e governos respondem e interagem com as reações do público. Da mesma forma, essa incrível ferramenta vem sendo usada para fazer networking, juntar pessoas com o mesmo perfil, mesmo ramo de atividade ou pensamentos afins.

Com as novas tecnologias, além de falar bem, você vai precisar aprender a escrever bem. Tenha uma boa presença nas redes sociais. Foi- se o tempo em que as empresas analisavam apenas seu currículo, hoje em dia, analisar suas redes sociais já faz parte da rotina dos recrutadores. Além disso, a internet é uma ferramenta muito usada para o compartilhamento de ideias, em sua maioria através de vídeos, e como fazer um bom vídeo sem entender os princípios básicos da oratória? Praticamente impossível.

Tenha em mente que esse tipo de comunicação está em alta e vem ganhando cada vez mais adeptos, portanto esteja preparado para se comunicar através de vídeos.

  • Controle emocional

Sabia que falar bem em público pode te ajudar a ter controle emocional em diversas situações? Pois é, quando você consegue controlar sua ansiedade e o medo de falar diante de uma plateia, normalmente composta de pessoas desconhecidas, faz com que você se relacione melhor com as pessoas próximas, já que você pode dar mais atenção à mensagem que está sendo passada e o mais importante ao que está recebendo. Afinal de contas, comunicação é uma via de mão dupla, você emite uma mensagem e recebe outra. Então precisa desenvolver técnicas de autocontrole para falar no momento certo e ouvir também.

  • Desenvolve habilidades

Não sei você, mas quanto mais eu aprendo sobre algum assunto que gosto, mais quero aprender e mostrar isso para quem está por perto. Então a comunicação, ajuda a desenvolver as habilidades no trabalho, o que vem a contribuir com seu sucesso, seja para você que está em busca de uma melhor oportunidade ou ainda para manter seu cargo atual, afinal o mercado de trabalho está sempre se renovando e somente os que conseguem se adaptar às mudanças conseguirão se manter.

Falar bem em público é uma habilidade que você precisa desenvolver todos os dias, então esteja preparado, busque diariamente melhorar sua desenvoltura, estude, converse com mais pessoas, procure enriquecer seu vocabulário com a leitura de diversos livros, prepare também a sua linguagem não verbal, a sua voz, sua expressão corporal, suas vestimentas, afinal para alcançar o sucesso você precisa estar acima da média e desenvolver alta performance e para isso você precisa ter metas.

Baixe agora

Sim, quando falamos em técnicas de oratória também precisa estipular metas, para que você possa medir seus avanços e seus resultados.

Então você acredita que ser um bom comunicador pode ajudar a alavancar seu sucesso profissional?

Quer se tornar um comunicador, respeitado admirado e bem sucedido?
Clique aqui
Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.