Como gravar vídeos para as redes sociais, passo a passo.

Heverson BarbosaUncategorizedLeave a Comment

Então você deseja gravar vídeos para o youtube, Instagram, facebook, etc.

Não sei você, mas eu confesso que fazer vídeos para internet nunca foi algo fácil para mim, por isso separei algumas dicas 
que eu usei para conseguir ter um canal referência no segmento e ajudar milhares de pessoas com meu conteúdo.

Hoje em dia sabemos que as redes sociais têm forte impacto na vida das pessoas, seu poder é tão grande que afeta as tradicionais mídias como jornais, revistas e outdoors. Exemplo disso foi a eleição do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, onde sua principal ferramenta de divulgação de campanha foi a própria rede social.

Não podemos negar que além de baixo investimento, em relação aos meios tradicionais, as redes sociais, atingem um público maior, já que qualquer um tem o poder de ser um multiplicador da mensagem, seja de forma gratuita ou paga.

Se você vende algo, algum serviço ou mesmo produto já deve ter ouvido a frase que “Se você ou seu negócio não está na internet, você está fora do mercado”. 

Então você decide que precisa gravar vídeos, mas como fazer? Quais os primeiros passos? Tenho vergonha, não tenho câmera profissional, e blá, blá, blá. Gravar vídeos para redes sociais não é um bicho de sete cabeças. 

O primeiro passo para gravar vídeos para as redes sociais é claro definir o seu tema.

Tenha uma boa ideia

Quando atuamos em determinada área ou oferecemos produtos devemos oferecer conteúdo para nossa plateia, nosso público. Por isso é preciso ter afinidade com o assunto. Imagine alguém falando sobre automóveis se mal sabe onde fica o câmbio ou o que significa ponto morto? Então conhecer seu produto ou serviço vai fazer com que você fale do seu produto de forma mais natural, vai te dar mais segurança.

Tenha um roteiro

Antes de gravar você precisa ter em mente qual o assunto que vai abordar, para evitar rodeios, lembre-se sua mensagem precisa ser passada de maneira clara e da forma mais simples possível, gosto de falar que seu vídeo deve ter a capacidade de atingir diferentes públicos, ou seja, ele precisa ser compreensível a qualquer pessoa, que entenda a sua língua claro!

Aqui você deve escrever tudo o que vai falar. Estude o texto e grave. Se necessário existem vários aplicativos que funcionam como teleprompter– iguais aquele que as redes de televisão usam – você vai ler o seu texto, de forma natural claro, mas sem a preocupação de esquecer de algo, ao longo do tempo, depois de tanto praticar você nem vai precisar mais desse recurso.

Faça vídeos curtos

Hoje em dia ninguém quer perder tempo assistindo a um vídeo longo, por mais que o assunto seja interessante, e, o fato de as pessoas passarem horas e horas nas redes sociais, eles querem consumir o maior número de conteúdo possível, então aqui o segredo é: faça vídeos curtos, simples e com o conteúdo capaz de prender a atenção do seu telespectador.

Sabia que vídeos curtos aumentam as suas chances de que o vídeo seja visto por completo na rede social? E ver um vídeo completo pode aumentar a sua credibilidade e as próprias redes sociais, – através dos algoritmos e robôs – vai entender que seu conteúdo é de valor e vai disponibilizá-lo a um número maior de pessoas.

Storytelling

Já ouviu falar em Storytelling? – Nada mais é do que a arte de contar histórias – lembra do roteiro para o seu vídeo? Então lá você vai definir seu conteúdo. Assim como uma redação ele deve ter começo, meio e fim. Use palavras simples, e capazes de envolver, algo que acione o inconsciente e desperte e prenda a atenção do seu público.

Gerar valor

Certa vez ouvi que seu cliente pouco importa quanto vender aquele produto pode trazer de dinheiro para você, ele quer saber o que aquilo vai trazer de valor pra ele!

Ou seja, não busque apenas oferecer o que você quer e sim o que seu público quer, o que ele espera ver ao deparar-se com um vídeo seu nas redes sociais? Faça essa pergunta e coloque-se no lugar dele. 

Que tipo de conteúdo você gostaria de receber sobre determinado assunto da sua área ou produto? Essa pergunta pode ser o começo dos temas para os seus vídeos.

Criar autoridade

Para criar autoridade com certeza você vai ter que fazer muitos vídeos e oferecer muito conteúdo gratuito nas redes sociais. Só assim vai conquistar um público cada vez maior. Lembre-se sempre de gerar conteúdo, caso contrário, seu público vai entender que você só quer vender algo para ele, e aí, sua autoridade vai por água abaixo.

Tenha boa dicção

Sim, se você quer gravar vídeos, saiba que não precisa de equipamentos profissionais, hoje em dia a maioria dos celulares tem ótimas câmeras, capazes de captar imagem e áudio perfeitos, mas se você não tiver uma boa dicção e articulação das palavras, por melhor que seja seu conteúdo, se a pessoa não entender o que você diz, com certeza vai desistir logo nos primeiros segundos.

Se necessário, faça exercícios com fonoaudióloga, ou apenas para soltar mais a fala.

Imagem

Por mais que você não tenha equipamentos, procure um lugar bem iluminado, gravar de frente para a janela melhora a luminosidade, gravar em um parque arborizado, tudo pode contribuir para o seu cenário. 

Tenha em mente que a imagem não precisa ter efeitos especiais, mas se for escuro e com baixa visibilidade, suas chances de criar autoridade caem drasticamente, pois mostra certo amadorismo.

Lembrando que em regra para instagram a imagem é vertical e youtube horizontal. Verifique onde seu vídeo será mostrado, por exemplo, em celulares funciona melhor o vertical, em computadores/notebooks horizontal.

Qualidade do som

Pesquisas apontam que mais importante que a imagem é o som de um vídeo, som muito baixo, com muito ruído, interferências fazem perder ainda mais a credibilidade nas redes sociais. Busque um microfone, ou mesmo o velho truque do fone de ouvido, sim os fones de ouvido têm um microfone embutido que podem ser excelentes para você gravar seus primeiros vídeos que serão postados nas redes sociais.

Constância

Aqui vai a dica mais importante. De nada adianta você gravar um vídeo excelente, contratar uma equipe especializada e fazer um vídeo apenas. Quando o assunto é rede social a constância vale mais do que a própria qualidade – acredite – claro que isso deve ser visto com entendimento, não vai sair por aí fazendo vídeos ruins sem qualidade de imagem e som, lembra que com poucos recursos é possível fazer vídeos de sucesso? Então.

Busque conhecimento

Assim como qualquer área que você vai se especializar é preciso buscar conhecimento, existem dezenas de conteúdo grátis, cursos excelentes do mercado sobre técnicas de como gravar vídeos, não fique parado no tempo.

Só mesmo a prática vai fazer você melhorar, grave muito, analise o que gravou, veja o que pode melhorar na sua fala, sua postura, seu cenário, se precisa colocar alguma edição, se deve melhorar o conteúdo, e, assista a muitos vídeos, da sua área, de outras relacionadas, e espelhe em alguém para fazer os seus próprios vídeos!

Então já sabe: tenha um bom conteúdo para oferecer ao seu público, tenha constância, preocupe-se com a qualidade do seu material, gere valor e crie autoridade.

Quer aprender como falar bem em público até mesmo de improviso ou em frente de uma câmera, então clique aqui agora mesmo.

Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.