Os 3 segredos da comunicação de Hebe Camargo

Heverson BarbosaUncategorizedLeave a Comment

Hebe Camargo ficou conhecida por sua originalidade e autenticidade. Não é por acaso que ela permaneceu por mais de 60 anos frente à programas de televisão e conquistou o público de várias gerações.

Dona de uma risada sem igual, Hebe Camargo não tinha papas na língua nem medo de expor suas ideias ela abordava os mais diferentes temas, até os mais polêmicos e que causavam confusão pelos bastidores da TV.

Mas o que fez com que Hebe se tornasse a rainha da comunicação?

Se você é ou busca se tornar um orador é bom ficar atento a esses itens que vamos destacar a seguir que aprendemos com um dos ícones de televisão brasileira.

Autenticidade

Hebe Camargo era uma mulher à frente do seu tempo, sem receio de se expor ela sempre atuou de maneira autêntica e única e quando falamos em ser um bom comunicador a autenticidade gera credibilidade.

Ela sempre se apresentou como realmente é, sem fingimento ou tentando agradar aos outros, aliás agradas aos outros é algo que ela realmente não fazia, inclusive chegava a arrumar confusão com os diretores do programa que muitas vezes reprovava o que ela fazia. Mas nem isso segurava a opinião da loira.

A apresentadora sempre foi extremamente confiante e com personalidade marcante, sabia dar suas opiniões no ar, o que a deixava ainda mais encantadora, pois seu jeito fazia com que as pessoas se identificassem com a famosa, claro que ao longo da trajetória também haviam pessoas que discordavam do seu jeito único de ser e agir.

Hebe sempre demonstrou ser uma mulher, forte, determinada e realizadora e por isso não teve medo de ser quem ela realmente era.

Sua autenticidade também ajudou a conquistar e a manter sua audiência e público fiel. Imagine se ela tivesse criado um papel e um personagem será que ela conseguiria manter por muitos anos? É quase improvável.

Hebe, além de autêntica sempre foi inovadora e em 1995, a apresentadora iniciou o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres e não parou mais.

Seu jeito de se vestir e de se comunicar fazia dela uma pessoa ímpar. Hebe Camargo sempre foi uma verdadeira estrela, que não precisava de permissão para brilhar.

Foco

Muito intensa e apaixonada pela vida, Hebe Camargo estava sempre impecável e para quem conhecia a loira de perto sabe que mesmo em sua mansão, ela também estava sempre bem arrumada, com roupas de grifes famosas, acessórios e sempre com o cabelo e a maquiagem impecáveis, ela sempre esbanjou charme e glamour, mesmo que não tivesse nenhuma gravação ou compromisso externo.

A rainha da televisão era tão focada em sua carreira que NUNCA faltou nas gravações de nenhum programa – mesmo no dia da morte de seu pai, que era seu grande ídolo e grande incentivador para que ela iniciasse no mundo artístico.

Hebe começou a trabalhar aos 15 anos e não parou mais. Fez apenas a pausa para ter seu filho Marcello Capuano, a pedido do então marido Décio Capuano e após dois anos retornou às telas, a contragosto do marido, que não aceitava a carreira de Hebe.

Como ela era focada e independente, não suportou o comportamento do marido e divorciou-se em 1971, casando-se posteriormente com empresário Lélio Ravagnani em 1973, com quem viveu até a morte do marido em 2000.

Determinação e foco parte do seu dia a dia e por isso mesmo ela sempre dizia o que pensava e não o que seria melhor aceito pela sociedade. Ela nunca fez questão de ser politicamente correta e sempre emitia suas opiniões com confiança e segurança, mesmo que isso pudesse trazer conflitos com a equipe de trabalho ou até mesmo com os entrevistador, que nem sempre gostavam de ouvir o que ela falava.

Segura de si mesma ela era autoconfiante e não tinha medo de rejeição.

Seu foco fazia com que ela mantivesse seus princípios e opiniões acima de tudo.

Engajamento

Quando falamos em técnicas de oratória, uma que todos os profissionais buscam é conquistar uma plateia e engajar-se com ela, e nesse quesito a rainha da comunicação era mestre.

O engajamento por vezes é um dos indicadores se a estratégia adotada e bem-sucedida ou não, e isso é percebido com o feedback do público.

Hebe Camargo conquistou o que poucos comunicadores e apresentadores de televisão conseguem: conquistar um público extremamente heterogêneo. Ao longo dos mais de 60 anos de carreira ela conseguiu conquistar e manter uma audiência com diferentes públicos e de diversas faixas etárias.

Hebe sempre soube conversar de igual para igual, desde os mais humildes até os da alta sociedade. Isso fazia com que ela ganhava cada vez mais seguidores.

Talvez a sua autenticidade tenha feito com que conquistasse um público imenso. Hebe não buscava a aceitação de terceiros e com isso acabava buscando a própria satisfação pessoal e se mostrava quem realmente era, sem agir de maneira dissimulada ou forjada.

Criadora de bordões como “gracinha” e do tão famoso selinho da TV brasileira, ela soube ser transparente e encantadora ao mesmo tempo e até hoje é lembrada pelo público brasileiro.

Sempre bem-humorada, com a apresentadora Hebe Camargo não tinha tempo ruim. Aliás, poucas pessoas percebiam realmente quando ela não estava feliz, mesmo quem convivia bem de perto com ela.

Pode ser que ela não gostasse de se sentir vitimizada nem que ninguém tivesse pena dela. Então ela sempre enfrentou tudo com bom humor em praticamente todas as situações de sua vida.

Agora fala você prefere ficar ao lado de uma pessoa bem-humorada ou mal-humorada? Aposto que já sei a resposta.

Está vendo como ser autêntica e bem-humorada ajudava a ganhar e a conquistar cada vez um público cada vez maior!

Hebe era dona de diversos outros atributos de uma pessoa de sucesso como um orador profissional, mas com certeza se a partir de agora você seguir esses três passos vai conseguir se dar bem na área da comunicação.

Então anote aí para não esquecer:

  • Autenticidade
  • Foco
  • Engajamento

Gostou de conhecer um pouco da história da Hebe Camargo?

Comente aqui o que você mais admira na loira – Rainha da Comunicação Brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.