Pausas estratégicas, descubra como deixar sua plateia vidrada em você

Heverson Barbosaoratória1 Comment

Quando pensamos em oratória, automaticamente pensamos em falar em público, ok, isso é normal. Mas o que talvez você não saiba é que um dos recursos mais importantes para fazer as pessoas prestarem atenção na sua apresentação é o silêncio e neste artigo vou te mostrar como deixar sua audiência super conectada com você do início ao fim da sua apresentação.

É muito comum vermos pessoas falando sem parar quando estão nervosas, talvez tentando não aparentar tanto nervosismo ou até como uma fuga afim de que as pessoas prestem mais atenção no conteúdo do que no orador, mas por incrível que pareça um orador de alto nível não é aquele que domina a arte da fala, pois sinceramente isso não é tarefa das mais difíceis, mas sim a arte do silêncio, sendo assim, fazer pausas estratégicas é uma habilidade extraordinária que vai fazer seus discursos subirem de nível.

As pausas estratégicas tem o poder de gerar tensão e emoção na plateia, como você pode ver aqui neste vídeo onde o deputado Roberto Jefferson utiliza com maestria este recurso.  


Aprender a utilizar a pausa ainda diminui consideravelmente os vícios de linguagem que algumas vezes servem para suprimir o tempo em silêncio.

Você já percebeu o quão poderosa é a ferramenta do silêncio na oratória moderna?

A neurociência nos dá algumas evidências interessantes sobre o poder do silêncio e como ela é importante para uma boa oratória.

Confira agora as melhores formas de utilizar a pausa estratégica.

01. SEPARAR AS PRINCIPAIS SEÇÕES DA SUA FALA.

Nós pensamos em média três vezes mais rápido do que falamos, isso significa que precisamos processar um nível de informação altíssimo, isso significa também que precisamos de um tempo de silêncio para codificarmos o que estamos ouvindo, fazer conexões e associações e então isso faz pleno sentido. Portanto se você não separa as sessões da sua fala, isso causa na sua audiência uma confusão mental que ao não ser entendida é repelida pelo nosso cérebro, como se ele estivesse dizendo “Não entendi, esta muito confuso, deixa pra lá”.  Você precisa de uma pausa significante entre a introdução e a argumentação, entre cada ponto principal e a conclusão.
Pausas estratégicas em cada um desses pontos diz para a audiência, “Aqui vem algo novo”, e efetivamente, os permite pressionar o botão “reset” em seus cérebros, um dos recursos mais poderosos para uma oratória que emociona. 

02. POTENCIALIZAR INFORMAÇÕES VITAIS.

Falar em público tende a nos deixar, se não ansiosos, pelo menos nervosos e auto-consciente. Essa é a deixa para o corpo liberar adrenalina, o que tende a acelerar nossa fala. Sendo assim é comum que os oradores se percam no que estão falando, muitas vezes passando despercebidos por pontos vitais.
Bons discursos são recheados de informações importantes e estas tem que ser percebidas pela audiência como tal, e justamente a pausa estratégica que a torna perceptível e potencializa a sua percepção.

Clique aqui para baixar um e-book incrível que vai te ajudar a vencer o medo de falar em público sem precisar passar vergonha, mesmo que você seja uma pessoa tímida ou introvertida. (Grátis)

03. USAR COMO TRANSIÇÕES.

Fazer transição entre um raciocínio e outro com pausas facilita a organização do conteúdo na mente da plateia.  Nós deveríamos sempre ter em mente que apesar de nós sabermos como as ideias em nossa fala levam logicamente, uma a outra, a nossa audiência não sabe. Pausando como transição permite aos ouvintes entenderem que aquele último detalhe da informação que você os deu está prestes a ser conectado com o que está por vir.

Que Tal Conhecer o TRANSFORMATÓRIA, o melhor curso de oratória e comunicação persuasiva do Brasil 

04. AJUDAR A MEMORIZAÇÃO.

Pesquisadores descobriram que oradores que não têm pausas durante as frases, afetam negativamente a compreensão de quem os está ouvindo. Nossa memória de curta-duração pode só reter alguns pedaços de informação, por volta de 30 segundos de cada vez. Pausas estratégicas são fundamentais paras que a plateia memorize seu conteúdo após a exposição, afinal de contas você não gostaria que a sua audiência esquecesse da sua palestra que você se dedicou tanto para construir, não é verdade?

05. O poder do silêncio. 

Além das razões práticas mencionadas acima sobre o uso de pausas na oratória, existe algo muito mais importante aqui. A relação entre o som e o silêncio.
Nas escolas de teatro o ator aprende a famosa “pausa dramática”, que no momento certo, é um grande catalisador da atenção do público, você deve ter percebido que Roberto Jefferson inúmeras vezes aumenta intencionalmente a pausa aliada a um olhar fulminante ao seu adversário e isso gera um ar de confronto dramático e até mesmo desconforto, que somente oradores seguros e bem preparados conseguem fazê-lo. Por isso recomendo que você treine esta poderosa ferramenta pois ela vai causar um grande impacto na sua oratória, desde que utilizada com moderação e intencionalidade.

Clique aqui para conhecer o curso de oratória mais completo para você.

06. Falar com pessoas e não para pessoas

Você é sempre mais eficaz quando fala com pessoas ao invés de falar para pessoas, ou seja a naturalize de uma conversa encanta a plateia.
Uma boa conversa intercala momentos de fala e silêncio como uma dança bem executada onde fica imperceptível que está conduzindo quem, embora isso não seja verdade.
Finalmente, as pessoas nas cadeiras precisas reconhecer você como o líder na sala ou no auditório. Eles devem confiar em todas as suas habilidades, incluindo a sua facilidade e talento em liderar uma audiência. Em outras palavras, eles precisam confiar em você acreditar que estão em boas mãos, se sentindo confortáveis para lhes entregar um grande ativo, sua atenção.

Como mencionei lá no começo do texto, a oratória é mais do que falar, entenda o silêncio como a moldura da fala.

Não existe discurso emocional sem pausas estratégicas então invista nesta habilidade se você quiser ser mais persuasivo e assertivo nos seus discursos.

Se você quiser conhecer o TRANSFORMATÓRIA, o melhor curso de oratória moderna e comunicação persuasiva do Brasil, clique aqui, você vai se surpreender!

Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

One Comment on “Pausas estratégicas, descubra como deixar sua plateia vidrada em você”

  1. Pingback: Oratória para advogados e estudantes de direito | Transformatória Communication School

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.