Por que Hebe Camargo se tornou a estrela do Brasil?

marketingUncategorizedLeave a Comment

Conhecida como a “Rainha da Televisão Brasileira” a apresentadora Hebe Camargo marcou época e até hoje é exemplo pela sua habilidade de comunicação e seu nome está entre os mais falados e usados como exemplo quando o assunto é oratória e comunicação persuasiva.

Durante sua trajetória de nada menos do que 62 anos de carreira, Hebe Camargo colecionou conquistas e reconhecimentos, ela foi apresentadora de televisão, cantora, radialista, humorista e atriz brasileira.

Só com o programa Hebe – que levava o próprio nome – ficou no ar durante 40 anos e passou por diversas emissoras de televisão, entre elas Rede Tupi, Rede Bandeirantes, SBT, Rede Record e Rede TV, sempre com o mesmo estilo de apresentação.

Hebe era considerada a maior entrevistadora do Brasil, tendo entrevistado diversas personalidades como Neil ArmstrongEdith PiafChristian BarnardAmália Rodrigues e Julio Iglesias ainda nas décadas de 1960 e 1970.

Na década de 70 seu programa era o maior sucesso da televisão e chegava a bater uma média de audiência de 70%, algo muito além de outros programas, mesmo nos dias atuais.

Mas o que fez com que Hebe Camargo se destacasse frente ao seu trabalho desenvolvido ao longo dos anos e ficasse conhecida como a Estrela do Brasil quando falamos em comunicação e oratória?

Cursos de Oratória

Autenticidade

Podemos afirmar com total certeza que ninguém mais foi tão autêntica quanto a apresentadora Hebe Camargo diante das câmeras, imagine que quando ela iniciou seus trabalhos ninguém fazia nada parecido. Aliás, diga-se de passagem, ela foi a primeira mulher brasileira a aparecer diante das câmeras, só por isso ela já é considerada única e exclusiva, mas muito além de ser a primeira, ela tinha um jeito único de se apresentar e sua forma autêntica com que sempre se mostrou.

Vestia-se com roupas exuberantes sempre repleta de joias, ela realmente era uma mulher extravagante que gostava de glamour e muita festa. Mas acima de todo o luxo que vivia, sua autenticidade ao entrevistar seus convidados e falar sobre temas polêmicos e sempre expondo suas próprias ideias e opiniões eram marcas registradas da loira.

Quando o assunto é ser um bom comunicador a autenticidade tem muito valor. Agora imagine para uma época em que as mulheres não podiam se aparecer, deviam ser discretas no vestir, falar, mal podiam trabalhar fora e chega uma  mulher com roupas exuberantes, cabelos loiros e tingidos, dona de uma gargalhada sem igual, ela foi um verdadeiro escândalo para a época em que as mulheres não podiam de maneira alguma chamar a atenção e deviam ser submissas aos pais e depois aos maridos.

Os pontos mais fortes da apresentadora é que ela mesma criou o seu estilo e a partir daí ditou moda e tendência para a época.

Representatividade

Esse pode ter sido mais um dos fatores que fizeram com que Hebe Camargo se tornasse a Rainha da Comunicação, já que ela representava e vivenciava o que muitas mulheres gostariam de ser e de falar, mas que eram boicotadas pela sociedade e pelos costumes da época.

Após sua aparição nas telinhas, muitas mulheres sentiram-se motivadas a expor suas ideias e opiniões, mesmo que contrárias ao que a sociedade impunha na época. Aliás, falando em opiniões contrárias, esse era outro estilo da loira, com ela não existiam meias palavras, ou o tal politicamente correto, ela falava o que tinha vontade, mesmo que muitas vezes isso gerasse inclusive processos judiciais contra ela.

A apresentadora chegou a abandonar um programa ao vivo, quando soube da demissão de funcionários de sua equipe de trabalho. Quer mais autenticidade e opinião própria do que essa?

Ela ainda declarava apoio ou mesmo ser contrária a determinados partidos políticos de acordo com suas convicções pessoais. Algo praticamente inimaginável para um apresentador de televisão, já que eles costumam portar-se apenas como porta-vozes ou interlocutores.

A loira não se intimidava com o que o poderiam falar ou pensar de seus atos, por isso o Programa Hebe ficou conhecido principalmente pela irreverencia da própria apresentadora.

Seja Você Também Uma Estrela

Ícone da Comunicação

Hebe Camargo foi um ícone da comunicação brasileira, pelo seu jeito descontraído, sua risada contagiante e suas marcas registradas como o bordão ‘gracinha’ ou então os selinhos – beijo na boca – que dava em seus convidados.

Ao longo dos anos muitos famosos e personalidades passaram pelo Programa da Hebe, sempre sendo entrevistados com um jeito descontraído e totalmente informal pela dona do programa.

Hebe tinha o dom de fazer com que o convidado se sentisse em casa e totalmente à vontade durante a entrevista. Isso fazia com que cada vez mais ela ganhasse fama e credibilidade junto aos colegas de profissão e ao público em geral.

 

Questionadora

Hebe era uma mulher que sabia questionar e indagar seus convidados. Ela sempre falou o que deveria ser dito, mesmo que isso pudesse constranger os próprios convidados ou alguém relacionado ao tema. Totalmente independente como mulher e como profissional, essa sua forma de agir e de pensar sempre a deixavam empoderada – muito antes da palavra virar moda e fazer sentido.

Temas em que muitas vezes qualquer apresentador evitaria falar, Hebe fazia questão de por em discussão como homossexualidade, temas políticos e tudo o que ela sentia vontade de falar e perguntar.

Agradava a todos os públicos

Realmente poucos são os apresentadores que conseguem conquistar os mais diferentes públicos. A apresentadora Hebe Camargo conquistou todas as classes sociais e isso é algo praticamente impossível. E como ela fez isso?

Simplesmente pela sua autenticidade de comunicação com os colegas e com o respeito ao público. Ela mesma afirmava que sua plateia era seu principal termômetro para analisar se o programa estava agradando ou não.

Talvez esse também seja mais um dos segredos que fizeram com que Hebe se tornasse a Rainha da Comunicação Brasileira, ela sempre trabalhou e desempenhou seu papel com o objetivo de agradar ao público e a sua plateia, por isso sua autenticidade e, mesmo ao abordar os temas mais polêmicos, ela era única e totalmente original.

E aí você acredita que Hebe Camargo foi mesmo a Rainha da Comunicação?

Quais os motivos que você acredita ser importante para um bom comunicador ter para conquistar o público.

Veja Outros Artigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.