Timidez e curso de oratória

Heverson BarbosaUncategorized1 Comment

CURSO DE ORATÓRIA FUNCIONA? ATÉ PARA TÍMIDOS?

Que tal transformar esse medo e essa insegurança de falar em público em confiança e credibilidade. Pode parecer um pouco difícil quando falamos em oratória e técnicas de persuasão que qualquer pessoa possa dominar e se dar bem, mas é exatamente isso o que promove um curso de oratória.
Se você é aquela pessoa tímida e pensa que só tem sucesso nos palcos as pessoas descontraídas e comunicadores natos, saiba que agora é a sua vez. Você deve estar pensando: Ah você fala isso porque não sabe o que um tímido passa diante de uma situação em que precisa se expor! Mas sei bem como é isso, aliás vamos falar um pouco sobre a timidez e o que ela interfere em sua comunicação e oratória.

1. A timidez interfere seu dia a dia


Melhor Curso de Oratória em Curitiba

Imagine que a timidez é uma espécie de escudo, uma defesa mesmo que vai te levar a evitar situações e pessoas ou mesmo a agir com mais cautela. Com isso, a pessoa tímida, entende que ao falar em público está exposta a uma situação de risco e, diante disso, sente-se desconfortada, inibida e muitas vezes chega a passar mal, diante de um público ou mesmo com uma pessoa estranha ao seu convívio quando precisa exercitar a oratória.
Se você está nessa boa porcentagem da população que sofre com a timidez sabe bem que ela interfere na realização de tarefas simples do dia a dia como apresentar um relatório ao chefe, fazer uma apresentação para o professor ou ainda realizar uma venda, e, cá entre nós, se você fala que não vende, está enganado, todos vendem algo – seja o seu produto ou serviço – então de qualquer forma uma hora ou outra você estará diante de um recrutador ou alguém que vai exigir essa interação através da oratória. Vale destacar que a timidez excessiva pode ainda desenvolver outros transtornos como síndrome do pânico e fobia social, por isso é muito importante cuidar para que isso não ocorra a ponto de interferir em seu dia a dia.
O contato com pessoas estranhas pode ser o passo mais difícil de ser superado, e, por isso com a ajuda de cursos de oratórias específicos para pessoas tímidas você vai conseguir se dar bem em qualquer situação.

2. O tímido sofre por antecipação


Sim, a pessoa tímida já fica imaginando o que vai acontecer se ela falar, o que vão pensar, o que ela vai responder, se vai gaguejar e por aí vai. Então mais do que apenas conhecer seu conteúdo e treinar, a pessoa tímida deve trabalhar a mente para que compreenda que não é necessário sofrer por antecipação e que falar me público não vai matar ninguém. Aliás, se você é uma pessoa tímida, saiba que não vai ser de uma hora para outra que isso vai mudar e você vai se tornar um comediante logo de cara, mas sim, existe uma solução e você pode encontra-la sem muito desespero.
Existem centenas de relatos de pessoas que após realizar um curso de oratória conseguiram se dar super bem ao falar em público, e, muitos afirmam que continuam a ser pessoas tímidas, mas que dominaram as técnicas para controlar seu corpo, sua fala e sua mente para falar em público após realizar um curso de oratória.

3. Curso de oratória


Primeiro quero explicar o que é um curso de oratória. Assim como existem cursos para você se tornar um profissional em determinada área, o curso de oratória vem exatamente suprir essa lacuna que muitas pessoas sentem falta. O curso de oratória apresenta técnicas com teoria e prática para que qualquer pessoa possa vencer o medo de falar com estranhos ou em público bem como aprender a improvisar e a planejar uma apresentação para apresentar-se de maneira clara e objetiva para ser bem-sucedido. O primeiro passo é entender o que passa na cabeça de uma pessoa tímida, se ela é tímida desde criança ou se passou por algum trauma que a fez tornar-se tímida, entender esse gatilho é importante para que a pessoa tímida aprenda a superar esse medo de falar em público e evitar o nervosismo. Sabia que existem pessoas que passaram por algo desconfortável na escola e nunca mais conseguiram falar em público? O que quero dizer com esse exemplo é que o medo e a timidez de falar em público nem sempre existiram, pode ser algo que te fez ser motivo de chacota e desde então você desistiu de falar em público para não se expor.
Casos como esses e muitos outros podem ser compreendidos e trabalhados pelos profissionais dos cursos de oratória que dominam técnicas capazes de identificar essa causa e ensinar a pessoa tímida a como superar a timidez. Para começar a falar em público uma dica é sempre começar com pessoas conhecidas, algum amigo ou alguém da família, isso ajuda a liberar a timidez e você com certeza não terá medo de ser julgado por essa pessoa. Faça o teste, pegue uma apresentação que você tem que fazer na escola, ou mesmo simule uma entrevista de emprego com algum amigo, vai ver como você vai conseguir falar bem mais do que imaginou.

4. O que o tímido vai aprender em um curso de oratória


Vamos lá, além de teoria existe a prática sim, mas não se assuste, é algo bastante natural e você vai identificar quando está preparado para dar suas primeiras palavras em público. O curso de oratória é para você que quer:


Melhor Curso de Oratória em Curitiba• Perder o medo de falar em público
• Superar o nervosismo
• Falar com naturalidade
• Programar e planejar a sua apresentação
• Evitar vícios de linguagem
• Aprender a usar as expressões corporais
• Desenvolver liderança
• Aprender técnicas de respiração
• Controlar a ansiedade
• Desenvolver a motivação
• Autoconhecimento
• Estratégias para ter sentimentos de alegria e atitudes positivas


Então se você quer se tornar um orador acima da média, aprender a dominar seus gestos em suas apresentações, sem ficar suando frio, ter segurança e saber como lidar com situações de estresse diante de uma plateia e dominar seu corpo ao invés de ser dominado por ele, então um curso de oratória pode fazer total diferença em sua vida

Confira outros de nossos artigos!

One Comment on “Timidez e curso de oratória”

  1. Gostaria de desenvolver oratória para falar em grupos pequenos e/ou grandes com a mesma desenvoltura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.