3 simples passos para vencer o medo de falar em público

marketingUncategorizedLeave a Comment

Medo de falar em público. Quem nunca teve?

Algumas pessoas chegam a ficar com as mãos trêmulas, náuseas, ansiedade que dá aquela palpitação no coração, outros se quer conseguem dormir na noite anterior a uma apresentação na escola, no trabalho, naquela entrevista de emprego, ou mesmo no dia do primeiro encontro com a pessoa amada.

Que dirá então falar para grandes públicos?

Boca seca, desconforto físico, tem quem sinta um verdadeiro ataque de pânico devido ao medo de falar em público.

Não tem como falar que todas as pessoas são encarar da mesma maneira, até porque cada pessoa tem uma cultura, uma tradição e uma vivência diferente e o medo, assim como a dor é algo muito particular.

Mas não se preocupe! Sempre tem uma solução para perder o medo de falar em público e não é nada mirabolante, com técnicas rebuscadas ou ainda que demanda muito tempo.

Aqui vamos apresentar 3 simples passos para você vencer o medo de falar em público de uma vez por todas.

  1. Treino
  2. Preparo
  3. Cursos
Preparo

Imagine que você vai fazer uma prova na escola, qual o primeiro passo? Claro que é prestar atenção nas aulas e estudar o conteúdo que será aplicado na avaliação. Sem esse primeiro passo você dificilmente vai se dar bem na prova.

Quando falamos em falar em público também é imprescindível que você se prepare antes da apresentação.

Separe o que vai ser exposto, analise o material com cuidado, monte slides, faça anotações, revise o material, veja se precisa de equipamentos para sua apresentação, busque material de apoio com o objetivo de conseguir o maior número de informações a respeito do assunto a ser apresentado.

Tenha domínio sobre o assunto. Isso vai te dar mais segurança na hora de falar e de apresentar o seu conteúdo.

Quanto mais familiarizado com o tema menos ansioso e nervoso você ficará diante da sua plateia. O medo de falar em público está muito ligado ao desconhecido, ao como as pessoas vão reagir com sua exposição e claro a insegurança no próprio tema a ser abordado.

Então estude, tenha convicção e certeza do que será apresentado. Isso vai te fazer ser mais autoconfiante e até mesmo empoderado sobre o assunto.

Uma dica é fazer algumas perguntas sobre o tema e ver se elas estão sendo respondidas ao longo da sua apresentação.

Treino

Agora que você já separou todo o material, viu que não falta nada é hora de treinar. Sim, você vai precisar treinar e para isso várias são as técnicas que podem ser usadas como: falar na frente do espelho, chamar um amigo ou parente para te ouvir, gravar com a câmera do seu celular e depois assistir e fazer uma autoanálise.

Você precisa treinar sua postura, sua fala, seus gestos, sua forma de andar no palco, a velocidade da fala, sua dicção, seu entusiasmo diante da plateia. Afinal de contas tudo isso conta na hora da sua apresentação.

Tenha uma atenção especial a sua expressão corporal, afinal o corpo fala muito mais que a própria boca.

Aproveite que está ensaiando e já coloque a roupa que você vai usar durante a sua apresentação.

Veja se não está muito justa, se está com cores vibrantes e pode chamar mais a atenção do que você mesmo. Se você está se sentindo confortável com a roupa, com o sapato e por aí vai.

Analise tudo o que você fez e tenha um olhar crítico sobre o que você pode fazer para ser melhor da próxima vez?

Faça como se fosse um telespectador e pergunte-se: o que eu gostaria de saber sobre esse tema?

Será que falta algo?

Você é o seu maior crítico.

Uma dica é assistir a o outros palestrantes e analisar qual tipo de informação eles transmitem e como se comportam no palco.

Cursos

Aqui claro que é um item essencial se você quer realmente perder o medo de falar em público e se tornar um palestrante de sucesso, ou mesmo um empresário ou vendedor que precisa lidar diretamente com pessoas o tempo todo você deve se especializar.

Sempre ouvi falar que se você quer ser bem-sucedido em determinada área você deve buscar um mentor. No começo não entendia muito bem o que isso significava, mas aos poucos percebi que ninguém fica bom em algo como num simples passe de mágica. Antes fosse assim!

Para ser bem-sucedido é preciso muito treino e prática e para isso nada melhor do que contar com uma pessoa para te orientar e que já percorreu esse caminho, que estudou muito e sabe de todos os caminhos que devem ser percorridos.

Faça bons cursos de comunicação e oratória. Os cursos de oratória podem ser feitos por qualquer pessoa que queira se comunicar melhor em casa, no trabalho ou se tornar um orador profissional.

Os cursos de oratória são voltados para as pessoas que desejam dominar a fala, os gestos, para aquele que deseja aprender como montar uma apresentação de sucesso e que vai fazer a plateia ficar atenta o tempo todo, sem aquela vontade de dormir durante a sua apresentação e ao final com aquele gostinho de quero mais.

Os cursos de oratória fazem parte de um dos passos para perder o medo de falar em público, já que dentro dos cursos são oferecidas estratégias e técnicas para que você possa ter mais segurança em sua apresentação, deixando o ambiente harmonioso. Você vai aprender na prática o que deve fazer e como ser feito.

Teoria e prática devem caminhar juntas sempre.

De nada adianta você ser o maior conhecedor de determinado assunto se não dominar a prática da apresentação.

Cursos de Oratória

Lembre-se: uma hora ou outra você terá que fazer uma apresentação, seja para um pequeno público ou para um público maior.

Então que tal começar a treinar desde já?

E aí você acredita que seguindo esses três passos você é capaz de vencer o medo de falar em público?

Comente aqui qual sua maior dificuldade na hora de falar em público.

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre como perder o medo de falar em público? Então clique aqui embaixo e baixe nosso E-book sobre o medo de falar em público. 

E-book

Continue lendo nossos artigos no blog. Clique aqui e confira o que preparamos para você.
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.