7 erros ao apresentar um projeto!

Heverson BarbosaUncategorizedLeave a Comment

Quando você vai fazer uma apresentação em público o que você menos quer é parecer um idiota frente à sua plateia. Claro que o nervosismo pode fazer parte de sua apresentação, mas aí deixar que isso influencie e torne a sua oratória um fiasco é demais.Por isso separei aqui 7 erros que vão te fazer parecer um idiota em sua apresentação, para que você os evite a partir de agora. Ver o público entediado, com cara de sono ou o que é pior, deparar-se com diversos membros da plateia dormindo é algo terrível para o palestrante. Mas por que será que isso acontece? Existem diversos erros que o palestrante pode cometer e acabar com a apresentação de qualquer ser.

Claro que falar em público é uma ocasião ímpar onde você tem a oportunidade de ser reconhecido e se destacar através da sua fala assertiva, persuasiva e envolvente ou então por ser aquele palestrante chato. Cada palestra e cada apresentação é única, por isso você deve estar sempre atento e evitar esses erros, para sempre se sair bem e ser aplaudido ao final do seu discurso. Primeiro quero deixar claro que qualquer pessoa pode ser um bom orador, desde que se esforce e aprenda sobre as técnicas de oratória. Para isso sabia que existem cursos específicos? Pois é!
Mas vamos aos 7 erros que citei acima e descubra se você está cometendo alguns deles.

1. Desculpar-se logo que chegar

Sabia que pedir desculpas logo que chega é algo que tira a sua credibilidade. Existem pessoas que chegam e pedem desculpas por chegar atrasado, por não ter se preparado adequadamente, pela falha no computador e por aí vai. Se você costuma fazer isso, mostra que está despreparado para o seu público. Por isso, chegue com antecedência, cheque seu material de apoio, tenha sempre em mãos um checklist para evitar erros que podem ser evitados.

2. Falar apenas de você

Claro que as pessoas querem saber seu histórico, sua formação acadêmica, suas experiências, mas isso é apenas uma parte pequena do seu discurso. Ninguém está lá para saber da sua vida pessoal, de suas viagens, suas conquistas e decepções. Lembre-se as pessoas estão lá te assistindo pelo conteúdo que você tem a oferecer, pela experiência e o que você tem a agregar na vida delas a partir de determinado tema de seu conhecimento.

3. Falar difícil ou com vícios de linguagem

Melhor Curso de Oratória em Curitiba - Speaker

Se tem algo que te faz parecer um idiota frente à sua plateia é falar difícil com palavras rebuscadas e que ninguém entende. O público precisa compreender e entreter-se com o que você tem a dizer e não ter que andar com um dicionário embaixo do braço para conseguir entender o que você tem a dizer. Então conheça seu público, e, mesmo que sua palestra seja para um público técnico, evite usar palavras de difícil entendimento. Outra coisa chata é ficar falando com vícios de linguagem. Sabe como é né, as pessoas acham chato né, ficar repetindo a todo instante vícios de linguagem. Então fique atento e peça ajuda de algum profissional se for preciso. Seja crítico com suas apresentações. Uma dica é gravar e depois fazer uma autoanálise e detectar erros e acertos e o que pode ser melhorado.

4. Falar sem comunicação visual

Um ponto principal para se dar bem em uma oratória é fazer contato visual com a plateia. Ficar o tempo todo lendo os slides, textos de apoio vai definitivamente te levar ao fracasso durante sua apresentação. Ninguém quer uma pessoa apenas para ler um slide, se ela quisesse simplesmente ler ela mesma o faria. Os slides servem como complemento, assim como vídeos e áudios servem como suporte e também para ter outras fontes de entretenimento para a plateia. Por isso é importante conhecer o tema e ter desenvoltura ao falar sobre ele.

5. Fugir do tema

Falando em tema está aí mais um item que vai te fazer parecer um idiota frente à sua plateia – Fugir do tema. Está certo que em alguns momentos pode surgir um assunto que venha a complementar a sua palestra e que faça sentido, pode ser que na noite anterior aconteceu algo que tenha tudo a ver com o seu assunto e que vale a pena trazer em discussão, mas não fique o tempo todo fugindo do seu tema a ponto do público sequer lembrar qual o tema principal da sua apresentação. O segredo do palestrante de sucesso e bom orador é dominar um tema e conseguir desenrolar todo o seu conteúdo durante seu tempo de apresentação.

6. Usar o mesmo tom durante todo o discurso

Imagine uma pessoa que usa o mesmo tom durante todo o discurso. Nossa que chato e entediante. Isso vai fazer com que o público perca total interesse pela sua palestra. Aprenda a usar a entonação adequada para cada cena de sua apresentação, terão momentos de tensão, momentos de alegria, momentos de suspense. Então saiba usar as pausas e os tons vocais nas horas corretas.

7. Ficar o tempo todo fazendo piada

Veja bem, entreter e se aproximar do público deve fazer parte de sua apresentação, mas quer um erro clássico e que chega a cansar o público é o palestrante ficar o tempo todo fazendo piada. Pode ter certeza que se ele quisesse ficar rindo o tempo todo ele procuraria uma apresentação de Comédia Stand-Up. Assuntos sérios devem ser tratados de maneira séria, isso não significa que o humor não é bem-vindo, mas tudo tem a hora certa. Histórias engraçadas aproximam o público, desde que sejam colocadas dentro do contexto e que case com o tema que está sendo abordado. E falando em fazer humor com determinados assuntos fica aqui a dica de que NUNCA, mas NUNCA MESMO, faça piadas que instiguem o racismo ou qualquer tipo de preconceito. Afinal você quer ser um palestrante de sucesso e isso definitivamente não faz parte do pacote.

E aí, gostou dessas dicas! Tem alguma que você cometia ou que já viu algum palestrante fazendo? Comente aqui com a gente. Um grande abraço.

Confira outros de nossos artigos!


[ess_grid alias=”transformatoria”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.