4 segredos de oratória dos melhores Ted Talks

Você já deve ter se deparado em algum momento com alguma palestra no estilo TED Talks. Que são palestras curtas, com até 18 minutos e cuidadosamente elaboradas com o principal objetivo de disseminar ideias.

Os eventos do TED inspiram e motivam milhares de pessoas, ao redor do mundo. Seja presencialmente, indo até um dos eventos ou mesmo online, vendo um dos vídeos dos talks já realizados.

Mas afinal o que é o TED Talks e onde surgiu?

O TED – (Technology, Entertainment, Design) – em português – Tecnologia, Entretenimento e Planejamento, surgiu em 1984 e foi criado pela Fundação Sapling como uma conferência com foco em Tecnologia, Entretenimento e Design – por isso a sigla TED.

A primeira vez aconteceu na cidade de Monterey, na Califórnia.

Mais de 30 anos depois, o evento já superou as fronteiras da Califórnia, chegando a todos os cantos do mundo, e indo além dos temas iniciais, passando por questões relacionadas à ciência, política, economia e negócios.

Antes de tudo, precisamos pensar no conceito por trás do TED: que é o de facilitar o acesso de pessoas a conteúdos de qualidade.

Pilares do TED

Os pilares que sustentam esse modelo é a capacidade de:

  • Compartilhar ideias
  • Inspirar pessoas
  • Engajar o público
  • Formato de 18 minutos

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4 Segredos de oratória do TED Talks

Podemos dizer que o TED Talk apresenta alguns segredos de oratória.

Afinal os melhores oradores dominam a arte de falar em público. Falam com desenvoltura e claro, mostram um profundo domínio sobre o assunto e conseguem espalhar sua ideia em forma de conversas curtas e poderosas.

A principal tarefa do palestrante é transferir para a mente dos ouvintes um presente extraordinário o qual chamamos de ideia. Então se o palestrante consegue fazer brotar essa ideia na mente do seu ouvinte – ele atingiu seu principal objetivo.

1-     Seja você mesmo

O primeiro segredo dos melhores oradores de TED Talks é que eles são autênticos. Não queira falar algo que você desconhece, ou que não domina em sua plenitude.

A autenticidade vai fazer com que você fale com desenvoltura e com segurança ao transmitir as informações para a sua plateia.

Entre em sintonia com os seus ouvintes de forma que as ideias sejam capazes de moldar os pensamentos e as novas ideias.

2 – Limite a sua palestra a apenas uma grande ideia

Quando falamos em palestras de TED Talks pressupõe que o orador terá que desenvolver sua tese, sua ideia em 18 minutos. A palestra não precisa ser longa, mas deve ser boa e com conteúdo suficiente para encantar e, claro disseminar ideias.

Para isso, o segredo é limitar a sua palestra a apenas uma grande ideia e torná-la a sua linha de raciocínio durante toda a palestra.

As ideias são de certa forma complexas e você precisa resumir o conteúdo para que as pessoas possam focar sem dispersar da ideia central. Com isso: contextualize, use exemplos e explique da melhor maneira possível.

Se você prolongar demais a sua apresentação pode fugir da objetividade e aí você vai acabar falando muito mais do que o necessário.

3-     Dê a plateia razão para querer ouvir

Antes de criar ideias na cabeça das pessoas, você precisa da permissão delas. Se você reparar um palestrante de TED Talk ele tem a capacidade de gerar sintonia e afinidade com a plateia logo nos primeiros minutos.

As pessoas estão ali dispostas a dar parte do seu tempo para ouvir o que você tem a dizer e diante disso, receba-as bem.

Faça contato visual com a plateia, ofereça um sorriso sincero, seja cordial, caloroso e realista.

Após essa primeira fase de conexão entre palestrante e plateia ofereça argumentos que despertem a curiosidade do público. Faça perguntas instigantes e provocativas, intrigantes, curiosas, a ponto de todos ficarem motivados a ouvir o que você tem a dizer.

Conecte-se e prenda a atenção do seu público.

4-     Apresente a sua ideia parte por parte

Quando você vai apresentar um novo conceito, ou uma nova ideia é interessante apresentar a sua ideia parte por parte, para isso use conceitos que a plateia já conhece e entende. Use o poder da linguagem para costurar conceitos já existentes. Dê exemplos ligados ao cotidiano das pessoas, faça conexões com o que ela vivencia em seu dia a dia.

Use a linguagem da plateia, quanto mais próximo for a sua linguagem, maior será a chance de ser aceito e criar uma conexão ainda maior com o público.

Uma dica é testar a palestra com pessoas que você confia e ver se aquilo que você está apresentado faz sentido, se ele entende bem tudo o que está sendo apresentado, e se está de acordo com o que você quer apresentar.

E um bônus, que é tão importante quanto os anteriores.

Faça com que valha a pena compartilhar a sua ideia

Você é uma pessoa única e que tem ideias totalmente únicas. Se essas ideias podem mudar o mundo, então vale a pena compartilhar com as pessoas. Basta garantir que a mensagem seja passada de forma clara e concisa.

Pergunte-se: a quem essa ideia beneficia?

Seja sincero com a resposta. Se for algo do tipo: a mim mesmo ou então: a empresa ao qual represento, então não vale a pena compartilhá-la.

Agora se a informação tem o poder de mudar e iluminar o dia de alguém, ou inspirar quem estiver ouvindo, vai agregar valor real a esse público, então você tem o ingrediente principal para dar uma palestra de sucesso.

E esse sim será um presente para toda a plateia e para todos nós que teremos a oportunidade de assistir, seja presencialmente ou através de um vídeo compartilhado.

Lembre-se a principal tarefa do palestrante é fazer brotar uma ideia em seu ouvinte.

E aí, qual você acredita ser um dos segredos de oratória dos melhore TED Talks que não falamos aqui.

Comente e compartilhe suas experiências.

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