Porque todo líder deve investir em sua comunicação

marketingArtigos de oratóriaLeave a Comment

Porque todo líder deve investir em sua comunicação 1
Porque todo líder deve investir em sua comunicação 2

Liderança e comunicação andam de mãos dadas. Não adianta nada o cara ser o melhor naquilo que ele faz, se, quando for promovido ao cargo de líder ele não sabe se comunicar de maneira adequada com a equipe. É rude, grosseiro ou pior ainda o tipo mandão.

Conhece alguém que entende tudo de um determinado assunto, só que quando virou líder foi um verdadeiro fracasso. Pois bem, pode ter certeza que essa pessoa não tem o domínio da comunicação aliada à liderança.

Ele entende muito de técnica e maquinário e nada de relacionamento interpessoal.

Muitos se frustram e querem inclusive abandonar o cargo dizendo que não conseguem ou que não sabem liderar uma equipe. Mas, na verdade, a única coisa que falta é aprender algumas técnicas de comunicação para o exercício da liderança.

Organização de ideias

Todo líder deve ser capaz de organizar suas ideias, inspirar a equipe, ser comprometido e fazer com que toda a equipe se comprometa com o objetivo de alcançar o resultado proposto.

Além da organização da forma de trabalhar e a rotina, o líder deve saber organizar suas ideias de forma que ao passar para a equipe não resta nenhuma dúvida do trabalho que precisa ser desempenhado.

Já dizia Henry Ford, que a produtividade é movida por incentivos e valorização. Ou seja, se o líder não puder incentivar e valorizar a sua equipe, pode ter certeza que terá problemas ao longo do percurso.

Incentivos e Valorização

E como incentivar e valorizar a equipe através da comunicação?

É muito simples, o líder deve saber ouvir.

Isso mesmo, o grande segredo da comunicação não está nos discursos bonitos e com palavras rebuscadas. O grande segredo é saber ouvir cada funcionário com o objetivo de entender seus anseios, conhecer seus objetivos dentro da empresa e firmar parcerias.

As parcerias ajudam a gerar o que chamamos de reciprocidade.

Não estamos dizendo aqui que o líder deve ser um puxa-sacos. Nada disso. Ele deve saber reconhecer o trabalho bem desempenhado, parabenizar o trabalhador por isso e sempre que possível, estipular metas e quando essas forem atingidas proporcionar alguma forma de valorização.

As pessoas de modo geral gostam de desafios e de ajudar.

Comunicação eficaz

Se você parar para analisar a vida de grandes líderes vai ver que por trás deles há uma comunicação eficaz. Seus legados estão diretamente relacionados ao fato de saberem se expressar com habilidade, confiança, discursos com várias frases de efeito, metáforas e claro o poder de inspirar e influenciar quem estivesse por perto.

Isso tudo de maneira natural.

Técnica ou dom

Alguns falam que é dom, outros que é técnica. Mas no final das contas, ao longo de anos de estudo e depois de treinar centenas de pessoas posso garantir que o bom líder tem uma mescla de dom e domínio de técnicas de oratória.

O bom líder sabe transformar suas ideias em objetivos e suas metas em ações e para isso consegue através da comunicação mobilizar a equipe em prol do trabalho a ser desempenhado.

Se ele não nasceu sabendo isso, pode ter certeza que foi atrás de aprender a dominar essas técnicas.

Comunicar + Ação

Comunicação é uma mescla entre comunicar e agir – comunica + ação – não adianta apenas ter palavras bonitas se o líder não é capaz de inspirar toda a equipe e nada melhor para inspirar do que a própria ação do líder.

Sabe aquele cara que chega cedo, está sempre bem-disposto, capaz de ajudar os colegas sempre que solicitado. Pois bem, o líder deve ser capaz de agir dessa forma.

Treinamento contínuo

O verdadeiro líder é aquele que inspira. Mas o que fazer se ele não tem essas habilidades?

É simples, basta se aprimorar e para isso vários são os cursos de oratória, de comunicação eficaz, e liderança que vão te ajudar em seu dia a dia a trazer os benefícios que todo gestor busca.

O líder nunca pode deixar de lado suas próprias competências técnicas, mas além da parte técnica deve desempenhar com eficiência a arte de expressar suas ideias de forma clara e direta.

Nada que algumas horas de curso e treino não possam resolver esse impasse.

Por que investir em comunicação

Quando o assunto é liderança pode parecer algo bastante óbvio falar que o líder deve dominar a comunicação.

Mas por quê?

A liderança, como já falamos deve ser capaz de inspirar os colaboradores para fazer com que eles estejam sempre motivados, engajados e claro produtivos, assim o líder consegue com que as tarefas sejam desempenhadas de maneira assertiva, consiga retorno sobre as ações a serem feitas, além de ser fundamental na hora de gerar laços de confiança e credibilidade com toda a equipe.

Liderar pessoas

O mais importante é entender que o líder lida com pessoas.

E pessoas tem gostos, costumes, egos e tudo mais muito particular. O líder deve comunicar-se de maneira assertiva com cada um deles, entender o perfil comportamental e acima de tudo, volto a repetir, estar sempre se aperfeiçoando.

Nada de ficar estacionado no tempo e falar que é daquele jeito e ponto. Que os colaboradores devem simplesmente obedecer. Que já exerce tal atividade há x anos.

Não existe nada mais arcaico do que um pensamento como esses.

Quando o líder consegue interagir de maneira eficaz e assertiva será capaz de detectar e reconhecer falhas, melhorar a forma de integrar a equipe, conciliar os membros da empresa e aumentar a produtividade e o engajamento de todos.

Não é incrível saber que a comunicação eficaz do líder é capaz de transformar todo o setor e aumentar a produtividade da empresa como um todo?

Então está esperando o que para começar agora mesmo a se especializar em comunicação assertiva para liderança?

E aí gostou do nosso artigo?

Comente aqui com a gente quais pontos você acredita ser indispensável para todo líder e porque ele deve investir cada vez mais para aprimorar sua comunicação. Um grande abraço.

Porque todo líder deve investir em sua comunicação 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.