O que são habilidades sociais e porque elas são importantes

marketingArtigos de oratóriaLeave a Comment

O que são habilidades sociais e porque elas são importantes 1
O que são habilidades sociais e porque elas são importantes 2Powered by Rock Convert
O que são habilidades sociais e porque elas são importantes 3

Foi-se o tempo em que cada um era responsável unicamente pelo seu trabalho, o tempo da Revolução Industrial onde o operário tinha apenas que saber colocar o parafuso no lugar certo e que o fazia se tornar quase que uma máquina, já deixou de existir há muito tempo. Quem não se lembra da famosa cena de Charles Chaplin no Filme Tempos Modernos em que sai apertando parafusos como se fosse um robô?

Na era da Revolução Industrial as máquinas dominavam e os trabalhadores tinham apenas que cumprir ordens e não precisavam ter nenhuma habilidade social.

Hoje, os tempos são outros e quem não souber dominar algumas das diversas habilidades sociais com certeza estará em falta para o mercado de trabalho, que busca nas habilidades sociais mais que apenas um diferencial competitivo, mas aquilo que pode te levar ao sucesso ou ser fadado ao fracasso em sua área de atuação.

Mas afinal o que são habilidades sociais?

Diariamente temos que nos relacionar com pessoas, sim, isso mesmo, nos relacionamos com pessoas, seja em casa, no trabalho, na padaria ou mesmo nas redes sociais estamos a todo o tempo nos relacionando, comentando e compartilhando ideias que podem seguir a mesma linha do emissor da mensagem ou ainda ser algo completamente oposto.

Então para que possamos nos relacionar de forma harmônica é preciso desenvolver algumas habilidades sociais, ou seja, nossos comportamentos que expressam sentimentos, desejos, opiniões fazem parte das habilidades sociais.

Qual a importância de conhecer e dominar as habilidades sociais?

Compreender e dominar as habilidades sociais são importantes para dar sustentação ao seu argumento principal e quando o assunto é socializar – nada melhor do que dominar um assunto que vai amparar a sua exposição.

Quais são as principais habilidades sociais

Existem diversas habilidades sociais, mas aqui trataremos algumas das mais importantes para você que está em busca de um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

  • Comunicação
  • Socialização
  • Empatia
  • Positividade
  • Flexibilidade
  • Cooperação

Comunicação

A comunicação sem dúvida está no topo da lista. Já dizia o inesquecível Chacrinha: “Quem não se comunica se trumbica”. Essa frase muito conhecida tem um significado muito grande em diversos setores, principalmente se você não dominar a comunicação efetiva poderá ser visto como uma pessoa que não terá capacidade de assumir determinados cargos, principalmente de chefia.

Comunicar está além de saber falar e sim de saber escutar e de ser compreendido.

Socialização

Somos seres sociáveis. Mesmo com o avanço tecnológico onde muitos robôs tentam assumir o papel do operador mesmo ao responder a alguns questionamentos, as habilidades sociais nunca serão substituídas.

Sabe aquele jeitinho carinhoso que só mesmo o ser humano é capaz de ter? Pois bem, é assim que podemos definir nossa habilidade de socializar, de nos colocar no lugar do outro e isso só é possível para quem realmente tem sangue circulando nas veias.

Empatia

Mais do que colocar-se no lugar do outro, a empatia envolve três elementos: o afetivo, cognitivo e os regulares de emoção. Ou seja, atua não somente no lado emocional, mas sim o lado racional de determinadas situações. Essa é uma das habilidades sociais que mais se destacam em um ambiente corporativo, afinal quando se trabalha em equipe é preciso ter empatia para com o outro sempre em busca de resultados que sejam benéficos para toda a equipe.

Positividade

Ter positividade não é viver em um mundo todo cor de rosa onde tudo é lindo e perfeito, mas positividade requer que você deseje que algo realmente se concretize e para isso você consegue ver o lado bom do que acontece, consegue encarar os desafios como aprendizado e não como empecilhos. Ser positivo deve ser algo verdadeiro e genuíno, aquele sentimento que vem do coração e demonstram sentimentos. Quando você sente de verdade isso gera uma onda do bem e você mesmo vai trabalhar para que os trabalhos, desejos ou mesmo sonhos se concretizem da melhor maneira.

Flexibilidade

Sabe a Gabriela de Jorge Amado: “Eu nasci assim, eu cresci assim, vou ser sempre assim”; pois bem essa realmente está fora do mercado de trabalho competitivo. Quem quer continuar no mercado deve dominar a habilidade de ser flexível.

Como assim? É necessário saber adaptar-se às mudanças que o mercado exige, vivemos a revolução onde cada dia é preciso dominar uma nova área, um novo setor, um novo aplicativo ou mesmo saber lidar com equipes diferentes.

Então quem não consegue ser flexível terá dificuldade em enfrentar a nova jornada de trabalho.

Inclusive os trabalhos estão mais flexíveis? Provavelmente você já conhece alguém que tem uma jornada de trabalho flexível, onde pode desenvolver atividades a partir de sua casa, ou mesmo em jornadas diferenciadas, tudo isso, que antes era algo fora da realidade, hoje traz diversos benefícios, não somente ao empregado, mas ao empregador também, quem muitas vezes consegue inclusive ter economia em sua folha de pagamento.

Cooperação

Mais do que um mercado competitivo ele deve ser rico em cooperação. Essa habilidade social que faz com que os indivíduos trabalhem em conjunto, com objetivos comuns tem se destacado. Não é à toa que muitas empresas investem em treinamentos de alta performance com atividades que incluem, entre outras, as dinâmicas de grupo, onde tem como principal objetivo a cooperação e o trabalho conjunto.

As habilidades sociais ganham força no mercado de trabalho e elas se destacam exatamente por atuar nos elementos cognitivos do indivíduo que faz com que tomem decisões e contribuam para as respostas socialmente competentes.

Quem não consegue desenvolver as habilidades sociais pode gerar medos como de desaprovação social, crenças de que nunca será capaz de exercer essa ou aquela função, por isso é tão importante atuar e estimular o desenvolvimento das habilidades sociais.

Habilidades sociais podem ser aprendidas

Ao contrário do que muita gente pensa, as habilidades sociais não são dons. Elas são comportamentos que podem ser aprendidos. Assim como aprender a falar outro idioma, aprender uma profissão ou mesmo a cozinhar.

Para aprender as habilidades sociais siga algumas dicas como:

  • Busque inspiração em alguém, assim você vai melhorar seu tom de voz, gestos e expressões
  • Invista em seu desenvolvimento pessoal e profissional, somente buscando ajuda profissional você vai ter realmente o suporte adequado
  • Leia muito, assim você vai melhorar seu vocabulário e terá novos conteúdos para conversar com quem quer que seja

E aí você tem alguma habilidade social que acredita ser indispensável para quem busca ter um diferencial competitivo?

Comente aqui com a gente.

Gostou? Continue lendo nossos artigos.
O que são habilidades sociais e porque elas são importantes 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.