Meditação e comunicação o que isso tem em comum?

marketingArtigos de oratóriaLeave a Comment

Meditação e comunicação o que isso tem em comum? 1
Meditação e comunicação o que isso tem em comum? 2Powered by Rock Convert
Meditação e comunicação o que isso tem em comum? 3

Atualmente as pessoas sentem a necessidade de estar a todo o tempo se comunicando, seja através de redes sociais, ou mesmo pessoalmente. Falam correndo, engolem palavras ou ainda ficam ansiosos ou com medo de falar.

Com a correria do dia a dia, mais e mais pessoas sofrem de problemas ligados à ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, estresse, depressão, falta de foco e produtividade.

Um dos vilões da atualidade é o excesso de informação. Ao mesmo tempo que facilitou a comunicação, o ser humano ainda não está apto a lidar com isso, e juntamente com a agitação do dia a dia, a cabeça fica ocupada o dia todo e isso gera desorganização de pensamentos.

Tá tudo bem e o que a meditação tem a ver com a comunicação?

Pois é exatamente aí que existe um segredo que poucos falam.

Para organizar os pensamentos e falar com clareza, o ideal é esvaziar a mente por alguns instantes. Se você tiver que fazer uma apresentação em uma reunião de trabalho ou em público, experimente meditar.

A meditação é a prática de esvaziar a mente. Coloque um som de natureza por 15 a 20 minutos, mentalize situações positivas, sente-se em um local tranquilo e feche os olhos, passe a prestar atenção em sua respiração. Essa ação vai ajudar a circulação sanguínea e consequentemente aumenta seu foco e concentração.

Benefícios

Existem vários benefícios comprovados em pessoas que praticam a medicação entre eles estão a diminuição do estresse, melhora o sistema imunológico, reduz sintomas de depressão, ajuda a qualidade do sono, melhora a cognição, a memória, a fluência verbal, promove bem estar psicológico, meditar muda seu estado vibracional e te dá mais felicidade e mais positividade.

Diversos oradores, palestrantes, apresentadores de TV adotaram a prática afirmam que só sentem benefícios.

Entre eles está a autoconfiança e quando falamos em oratória sabemos que o maior medo é o de falar e a falta de confiança. Então que tal começar a praticar a meditação e depois você fala se percebeu algum efeito na  sua comunicação.

Acompanhe aqui esses 5 passos simples para começar hoje mesmo a meditar e melhorar a sua comunicação:

  • Local

Escolha um local calmo onde ninguém vai te interromper. Não precisa ser ao ar livre, pode ser em sua casa mesmo, no seu quarto ou em algum lugar que você se sinta bem e confortável. A ideia aqui é você se conectar com você mesmo. Para os iniciantes talvez o silêncio total possa dificultar a meditação e concentração, então se quiser pode colocar uma música bem suave ou mesmo sons da natureza com folhagens balançando, pássaros e rios, essa técnica pode ajudar. Ao longo do tempo você nem vai precisar, mas se quiser pode manter o som.

  • Posição

Aqui o segredo é sentar-se em uma postura confortável. Algumas pessoas não sentem-se bem ao sentar no chão, principalmente com as pernas dobradas, pode ser que você prefira sentar em uma cadeira, ou mesmo no sofá da sua casa, na sua cama, o importante é que a sua posição não tire a sua concentração, conforto é indispensável para que você consiga concentrar-se por completo. Imagine você começar a meditar e começar a sentir formigamento nas pernas ou então dores nas costas, devido a sua posição. Então cada um tem uma maneira que se encontra melhor para a prática, o importante é estar com a coluna reta para receber as energias do ambiente e os benefícios da meditação.

  • Respiração

Nessa hora você precisa silenciar e focar em sua respiração, desligue celulares e qualquer outro aparelho eletrônico que possa interferir. Com o silêncio passe a respirar profundamente e bem devagar, pense somente em sua respiração, sinta o ar entrando e atingindo todas as partes do seu corpo. Foque seu pensamento somente na respiração. É normal que no começo você vai pensar em outras coisas, então a dica é pensar em ambientes tranquilos, natureza, rios, você pode imaginar as purezas sendo inspiradas e as tensões sendo expiradas juntamente quando você enche seus pulmões de oxigênio. Aqui você vai aprender a silenciar e acalmar a mente.

Na vida adulta respiramos de forma automática e sem se dar conta de que isso está acontecendo e na meditação é preciso sair do automático e aprender a respirar profundamente, você pode pesquisar mais sobre respiração diafragmática, que vai te ajudar a entender bem como praticar.

Já conversou com pessoas que tem uma respiração ofegante? Chega a dar um certo desespero. Então nada melhor que aprender a respirar.

  • Continuidade

O segredo da meditação é a frequência, escolha um horário e procure segui-lo, pode começar com 5 minutos e depois passar para 10, 15 ou 20 minutos, tudo na vida só melhora com treinamento e prática e com a meditação não é diferente. Faça da meditação um hábito, estudos apontam que tudo que você fizer por 21 dias vai fazer da sua rotina, então pode começar.

  • Finalização

A finalização da meditação é tão importante quanto a prática, não termine e levante-se de repente, tenha calma, volte a consciência, começa a reconhecer o ambiente, mova os pés e as mãos, retome sua respiração e abra os olhos. Está pronto para levantar e aproveitar todos os benefícios da meditação.

Comunicação Assertiva

Enfim, você começar a praticar diariamente ou simplesmente antes de uma apresentação importante, pouco a pouco os benefícios serão incorporados em seu dia a dia e a autoconfiança será mais presente. Além de foco, você aprenderá o poder da disciplina, algo primordial quando falamos em comunicação assertiva.

Afinal comunicar-se bem requer atenção aos detalhes, ver a necessidade do outro e passar a mensagem de forma simples, clara e objetiva.

E aí, gostou das nossas dicas? Então comece já a desfrutar dos benefícios da meditação para melhorar a sua comunicação.

Continue lendo nossos artigos

Meditação e comunicação o que isso tem em comum? 4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.