O que é oratória?

Heverson BarbosaArtigos de oratóriaLeave a Comment

O que é oratória? 1
O que é oratória? 2Powered by Rock Convert
O que é oratória? 3

Oratória: o que é isso?

Você descobrir agora porque a oratória é uma habilidade fundamental para pessoas que desejam crescer e se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.

Neste artigo vamos aprofundar o que é, pra que serve, e também algumas dicas que quase nenhum curso de oratória ensina.

Oratória: o que é isso?

Podemos definir oratória como a arte e técnica de falar bem diante de qualquer plateia, seja ela grande ou pequena. Além de falar com desenvoltura e mostrar que tem domínio do assunto. A oratória é uma junção de técnicas que envolve:

  • Conteúdo de valor
  • Linguagem verbal
  • Linguagem não verbal
  • Recursos Audiovisuais
  • Storytelling
  • Emoção
  • Fisionomia
  • Estrutura em gatillhos

Para que serve a oratória?

Melhor-Curso-de-Oratória-Ebook-Discurso
Melhor Curso de Oratória – Ebook Discurso

O primeiro e mais desejado de todos os pontos sem dúvida está uma ascensão profissional. Seja buscando um cargo melhor ou mesmo conquistar uma vaga disputadíssima em uma renomada empresa.

Não basta conhecer as atividades pertinentes a sua área de trabalho, é preciso saber falar com o cliente, com a equipe e claro de forma simples e que cative quem estiver ouvindo. Além de falar com clareza nas palavras você precisa ser compreendido e ser capaz de persuadir e entreter sua plateia, de forma que eles gostem da sua mensagem.

Oratória ajuda a ter mais disciplina?

A disciplina requer alguns hábitos e acima de tudo o controle mental. Ficar nervoso e deixar que o medo te domine com certeza não é a melhor estratégia se você quer se dar bem nos palcos.

Então a oratória não representa apenas a fala e sim a sua habilidade em dominar os seus pensamentos e sentimentos.

Se você pensa em coisas boas isso vai ser sentido pelo seu corpo e expressado através de autoconfiança, boa postura e fala com clareza e convicção.

Se você não se autodisciplinar para controlar seu pensamentos será dominado pelo medo, pela ansiedade e isso vai ficar aparente para toda a sua plateia, seja com o olhar arregalado, ou com as mãos suadas, mãos trêmulas e até mesmo palpitação que pode te levar a um estresse emocional.

Melhor-Curso-de-Oratória-em-Curitiba-Medo-de-falar-em-público
Melhor Curso de Oratória em Curitiba – Medo de falar em público

Uma das muitas técnicas aplicadas para ajudar o autocontrole e aprender a ter mais disciplina é a meditação e também praticar a respiração diafragmática para acalmar a mente e o corpo.

Orador e Postura o que isso tem em comum?

Será que o orador deve ter uma postura adequada para se apresentar. Claro!

O corpo fala. Então coloque-se em uma posição com o peito estufado, cabeça erguida e ombros para trás. Nada de ficar se retraindo, como se estivesse se escondendo. Pode parecer estranho, mas o simples fato de você se colocar em posição elevada, com os cotovelos relaxados vai fazer você se mostrar com mais credibilidade diante da sua plateia.

Tome cuidado com os seus movimentos e expressões faciais. O corpo sente a sua tensão e transmite isso. Então é hora de transmitir confiança em todos os seus gestos, expressões e fala.

Manias podem atrapalhar o orador?

Se você está naquele grupo que tem mania de passar as mãos no cabelo a cada 2 minutos, se tem algum tique nervoso de ficar mexendo no nariz, piscando sem parar ou até mesmo com vícios de linguagem recomendo fortemente que você busque ajuda de um profissional para acabar com isso urgentemente.

Pode ter certeza que esses gestos, tiques e manias podem influenciar e muito a sua apresentação. Por melhor que seja o seu conteúdo, se você ficar mexendo várias vezes em um mesmo ponto a sua plateia vai perceber e pode ficar prestando atenção a esses detalhes do que ao seu próprio conteúdo.

Então tenha cuidado.

Você é um robô?

Sabia que muitos oradores agem como se fossem robôs ligados na tomada. Ou falam muito rápido sobre determinado assunto, como se estivesse perdendo horário para pegar o voo e voltar rapidinho para casa, ou ainda aqueles que falam muito de-va-gar e acaba até mesmo atrapalhando a linha de raciocínio dos presentes.

Tudo é treino e prática. Procure um meio termo. Nem muito rápido e nem muito lento.

E outro ponto que podemos destacar diante desse tópico de que você não é um robô diante da plateia é que ela está ali para te prestigiar, então, por favor,  interaja com o público, mostre que está feliz com a presença deles, faça brincadeiras, perguntas a ideia é que haja uma troca, tanto de olhares quanto de informações. Estimule as pessoas a responderem levantando os braços, ou mesmo questionando diretamente, dependendo do número de pessoas em sua plateia. 

AS pessoas gostam de se sentirem vistas. Crie um ambiente de forma a gerar conexão e empatia com o seu público.

Discursos de oratória podem emocionar?

A oratória é usada em diversas situações, pode ser no ambiente de trabalho, pode ser em uma apresentação na escola, e até mesmo uma palestra motivacional. Não importa qual seja o seu objetivo, lembre-se de que você não é um robô e nem mesmo a sua plateia, então faça algo em seu discurso que gere uma emoção, uma sensação de proximidade com aquilo que você está contando.

Melhor-Curso-de-Oratória-Ebook-medo

Bom orador precisa conhecer o público?

Entre um dos atributos do bom orador é conhecer o público que estará presente em sua apresentação. Mas como assim? Não tem como eu conhecer todo mundo! Mas você sabe exatamente onde vai fazer a sua apresentação, se será em uma empresa, se será algo para uma categoria específica de trabalhadores, enfim você consegue ter um padrão e uma persona que indica as principais características das pessoas com as quais você vai lidar por aqueles instantes.

Depois do curso de oratória tenho que continuar estudando?

Se você acredita que basta fazer um curso e pronto e acabou está muitíssimo enganado.

O bom orador está sempre se aperfeiçoando, buscando novas capacitações para cativar e encantar o seu público, ele está sempre estudando a sua apresentação, como melhorá-la, como falar de forma mais cativante, como apresentar de maneira que cause um impacto ainda maior.

Conheça nossos cursos de oratória!

Então os estudos nunca findam.

A arte da oratória vai muito além de teoria e prática é algo que envolve todo o seu ser. É um alinhamento dos seus pensamentos e sentimentos. E claro, uma paixão!

A oratória requer disciplina, teoria e prática e você tem a disposição uma série de ferramentas que vão te ajudar a se sair bem. Mas coo tudo na sua vida para alcançar a excelência é preciso treino e muita prática.

Oratória é a arte de aproximar pessoas

A minha dica é: busque estar sempre se capacitando e melhorando a sua performance se quer atingir o sucesso em sua oratória.

Gostou? Continue no blog, leia mais artigos de oratória!
O que é oratória? 4

Oratória: O que é isso? Simplesmente a arte e técnicas de falar em público, o resta é chover no molhado!

Gostou do artigo: Deixe seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.