Os 7 segredos dos vendedores campeões de vendas que talvez nem eles saibam

Em qualquer empresa sempre tem aquele vendedor que se destaca diante dos demais. É aquele cara acima da média e muitas vezes nem ele saiba porque consegue fazer a diferença entre os demais colegas de trabalho, que insistem em perguntar o que ele faz de tão diferente.

E a resposta muitas vezes nem sempre agrada aos companheiros. Conhece alguma história assim?

Pois é, hoje vamos falar dos 7 segredos dos vendedores campeões em vendas que talvez nem eles saibam que possuem e executam esses segredos no dia a dia para obter os resultados expressivos nas vendas.

1-     Paixão

Sabe aquilo que te move para acordar todos os dias de manhã? Aquele motivo que te faz treinar 5 minutos a mais e voltar mais cedo para casa para ver alguém que te espera? Pois bem, os verdadeiros campeões em vendas são apaixonados pelo que fazem.

Eles sentem uma energia contagiante pelo trabalho e encontraram nele um motivo de alegria e por isso, executam a tarefa com alegria e maestria.

Já dizia o filósofo Confúcio, muitos anos antes de Cristo: “Escolha um trabalho que você ama e nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Mas o que ele queria dizer com isso?

Que as pessoas ficariam sem fazer nada o dia todo? Muito pelo contrário. Que o trabalho seria algo tão prazeroso que sequer as pessoas se sentiriam trabalhando.

Quando se faz algo com amor e com um motivo, isso gera muito mais energia e automaticamente aumenta o seu potencial.

Então o verdadeiro campeão de vendas é aquele que está na busca constante de fazer seu trabalho com excelência e paixão.

2-     Especialista

Essa parte é quase que uma continuação da primeira, já que o vendedor campeão sente uma paixão pelo que faz, ele sempre quer se aperfeiçoar e se tornar o melhor naquilo. Quer conhecer cada detalhe do seu produto ou serviço, estuda horas a fio, para que caso surja qualquer dúvida do cliente ele esteja sempre pronto para responder. Se comunica bem com a equipe, sabe conversar de maneira persuasiva e assertiva com o cliente.

E muitos vendedores nem sabem que serem especialistas o tornam especiais e únicos. E sabe por quê? Porque as pessoas procuram comprar de especialistas, ninguém quer um amador ou iniciante.

Não estou falando que se você é um iniciante não terá chances, não é isso.

O que estou afirmando é que as pessoas preferem negociar com quem é autoridade no assunto. Isso é algo meio que instintivo. Então ser um especialista no assunto ativa o que chamamos de gatilho mental da autoridade.

As pessoas querem comprar e serem atendidas por especialistas.

3-     Estratégia

Todo vendedor campeão adota uma estratégia em vendas. Mesmo que seja algo instintivo. Mas ele o faz. Ele organiza a forma como vai trabalhar. Faz um planejamento do que precisa realizar e aprender para atingir seus objetivos.

O bom vendedor trabalha com metas. É praticamente impossível você ser bom no que faz sem mensurar. Então nada melhor do que ter metas e, claro, analisar se está indo no caminho certo.

E para isso o vendedor vai além de entender sobre seu produto vai entender o mercado, o concorrente, como o cliente lida com seu produto. Ou seja, ele pensa não apenas como vendedor, mas como um estrategista que conhece todas as etapas do processo de vendas.

4-     Comunicação

Pode parecer óbvio, mas o campeão de vendas é aquele cara que melhor se comunica. Além de falar bem, ele sabe ouvir o que o cliente quer e fazer uma comunicação assertiva oferecendo o que o cliente quer.

O vendedor campeão tem o domínio da boa comunicação, com a linguagem oral e corporal. Sabe se expressar, tem presença de palco, domina o olho no olho, não gagueja e fala com firmeza e confiança sobre seu produto ou serviço.

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5-     Abordagem

O verdadeiro campeão em vendas é aquele capaz de adotar uma abordagem criativa na hora em que está com o cliente.

Lembre-se as pessoas compram pela emoção e justificam pela razão. Então o vendedor campeão sabendo disso, sai do processo automático e investe em uma linguagem fácil e sempre pensando em resolver o problema do cliente.

Aqui você pode ter uma abordagem personalizada. Como se aquele cliente fosse único. O que na verdade é!

Ao longo da conversa o vendedor consegue criar vínculos com o cliente, para isso alguns adotam de scripts de venda, oferecem bônus, brindes e claro sempre usando a sinceridade acima de tudo.

Age sempre de maneira atenciosa e criativa e demonstra interesse em mostrar exatamente o que o cliente precisa e, claro, isso tudo será encontrado em seu produto.

Venda garantida!

6-     Disciplina

O verdadeiro campeão de vendas é disciplinado. Isso mesmo. Vender exige paciência e disciplina para cumprir todas as etapas. Ele não é um vendedor de primeira viagem, sabe que precisa dar atenção antes, durante e depois do processo de vendas.

Afinal ele quer manter esse cliente e fazer com que ele recompre em outras ocasiões, que traga indicações. Então para isso, o vendedor campeão sabe que precisa ter disciplina para cumprir suas metas.

Sabe da importância em se fazer visitas aos clientes, prospectar novos, fazer novos fechamentos, ir em busca do feedback do cliente e por aí vai.

O vendedor campeão entende que essas e outras tarefas fazem parte do todo para a excelência.

Isso é a disciplina diária para alcançar o sucesso.

7-     Reciprocidade

Quando alguém faz algo genuíno você automaticamente se sente no dever de retribuir. Isso gera reciprocidade. E o vendedor campeão sabe fazer com que o cliente assuma pequenos compromissos, para lá na frente, no fechamento, tome atitudes que o levem a retribuir algo.

O compromisso pode ser visto de dois aspectos. Do ângulo do vendedor e do ângulo do cliente.

O vendedor assume o compromisso de entregar o que prometeu e o cliente assume pequenos compromissos ao longo da conversa e no final compra porque confia no vendedor.

Que conseguiu ao longo da sua jornada de venda gerar compromisso e reciprocidade por parte do cliente.

E aí, você acredita que esses são os segredos dos vendedores campeões de venda? Já realiza algumas dessas técnicas? Comente aqui com a gente.

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