As 3 melhores sacadas para arrasar em suas apresentações que ninguém conta!

Heverson BarbosaUncategorized1 Comment

Você está se tornando um palestrante e quer se dar bem em todas as apresentações. Então você elabora um tema bem atraente, bola aquele slide ideal com o número de páginas e palavras adequados e parece que falta algo, aquele detalhe que vai fazer a diferença. Você treina, decora as falas, separa uma roupa bacana. Mas afinal o que será que realmente conta para o palestrante de sucesso ser bem-sucedido? Quer saber quais as três melhores sacadas que vão te ajudar a arrasar em suas apresentações?Então fique comigo nesse texto que vou te apresentar o que os palestrantes de sucesso fazem diante de suas plateias.

1. Conte uma história!

Não é de hoje que contar histórias chamam muito mais a atenção do que simplesmente oferecer dados estatísticos ou informações jogadas para os ouvintes sem uma conexão ou contextualização entre as palavras e frases. O segredo é conectar e fazer a plateia ficar vidrada em seu conteúdo com aquele gostinho de quero mais. Contar histórias que encantam é uma arte que requer técnicas capazes de transmitir uma mensagem de forma inesquecível. Sua história deve ter começo, meio e fim, seja cuidadoso com as palavras e acima de tudo traga informações relevantes, nada de contar algo que vai levantar a sua autoestima, o seu foco é agradar a plateia com um conteúdo adequado. Entregue ao seu ouvinte o que ele quer e se possível até mais. Então busque fazer uma introdução, traga exemplos, ilustrações, use de depoimentos que façam com que a plateia sinta parte da própria história. Já viu aqueles palestrantes que chama alguém da plateia para usar de exemplo em algo que vai contar? Pode ter certeza que isso não é ao acaso. Essa técnica ajuda a entreter os ouvintes, facilita o entendimento, gera curiosidade e empatia dos participantes. Familiarize-se com a plateia, torne algo mais próximo, aqui é importante conhecer o perfil geral dos participantes, isso vai facilitar você criar a conexão ideal, sem ser algo forçado ou superficial. A ideia aqui é ser o mais natural possível ao contar a sua história.

2. Seja o centro das atenções


Sim, você deve ser o centro das atenções, sabemos que o conteúdo é de extrema importância, mas não fique preso somente a ele, você é o ator principal desse espetáculo, então empodere-se e nada de ficar lendo slides, falando baixinho, ou ficar tímido, esse é o seu momento, aproveite e curta. As pessoas estão ali para te ver e ouvir. Elas querem te aplaudir, pode ter certeza disso. Então queira receber esse apoio e carinho. Fale com confiança e equilíbrio. Tenha presença de palco, mova-se livremente pelo palco, mas evite transitar muito rapidamente, o palco é o seu território, você comanda, vista-se adequadamente, cuide da sua voz e aparência. Prepare algo específico para cada público. Tenha cuidado especial com a sua voz – evite gritar, falar baixo demais ou falar em um mesmo tom o discurso todo. Lembra que você é o centro das atenções? Então demonstre segurança e boa sorte. Use os gestos corporais de maneira adequada – nada de gestos demasiados ou algo como que você está impondo algo, tenha gestos tranquilos e ao mesmo tempo que demonstrem segurança e credibilidade. Aqui vale também para as suas expressões faciais. Lembre-se que O CORPO FALA, então demonstre segurança. Com relação às vestimentas se for mulher evite acessório que vai fazer muito barulho, ou roupas que vão chamar demasiadamente a atenção, você é o foco sim, mas não por se parecer ridícula ou exagerada, você é o centro pela sua capacidade de agradar e pelo seu conteúdo e credibilidade. Dê o seu melhor, afinal você tem todo o preparo para estar onde está.

3. Faça uma apresentação inesquecível

Essa sacada sem dúvida vai fazer total diferença. Sabe aquela história de fazer algo como se fosse a última vez, pois é mais ou menos isso quando falamos em fazer uma apresentação inesquecível. Sabe algo memorável? Então, pense nele com atenção para fazer o encerramento de sua exposição, já vi palestrantes inovarem com mensagens, com mágica, com prêmios e por aí vai. O importante aqui é fazer algo marcante. Comunicação é algo poderoso, então saiba usar esse poder a seu favor. Você está no papel do protagonista da história então tenha consciência de que você tem o papel de influenciar o telespectador, por isso tenha cuidado e atenção ao passar a sua mensagem. Prepare o seu melhor conteúdo, traga dados importantes, use e abuse de exemplos, conecte pontos para gerar proximidade com a plateia, aposte em apoio audiovisual, faça comparações e quem sabe em algo que possa impressionar o público. Tenha entusiasmo e demonstre isso ao seu público, coloque a sua personalidade e faça a apresentação ser única e de forma que quem assistir vai sentir algo como uma característica única e exclusiva sua. Esbanje emoção em sua fala e demonstre gratidão sempre ao seu público e a todos os envolvidos no processo para que sua palestra acontecesse. Ser grato é algo incrível, quanto mais você agradece mais coisas boas acontecem e retornam, agradeça a todos os participantes sempre com um sorriso nos lábios.

E aí gostou dessas dicas? Quer aprender mais? Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

One Comment on “As 3 melhores sacadas para arrasar em suas apresentações que ninguém conta!”

  1. Pingback: 7 erros ao apresentar um projeto! | Transformatória Communication School

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.