Conheça os 5 erros que destroem suas apresentações

Heverson BarbosaUncategorizedLeave a Comment

Aí você decide que vai fazer palestras, então estuda sobre o assunto, vira especialista na área, estuda técnicas de oratória, sai para as vendas, fecha parcerias e então chega o grande dia, a sua apresentação. Mas sabia que mesmo com tudo isso pode dar errado? 

Aqui vamos falar sobre os 5 erros que destroem suas apresentações e podem te levar ao fiasco e não falamos apenas em palestrantes iniciantes, mas em todos que precisam fazer eventos, inclusive oradores profissionais já passaram por algumas situações dessas. Lembre-se que quanto melhor você estiver preparado, menores serão as chances de acontecer algo errado.

1-  Falta de checklist

Sim, esse é o erro número 1 que pode destruir sua apresentação.  Hoje em dia são raras as apresentações que não necessitem de algum tipo de equipamento, então é preciso fazer um checklist para   que você não se esqueça de quais itens precisa checar antes de sair para sua apresentação. 

Primeiro você deve saber se o equipamento que será usado é seu ou se o espaço disponibiliza. Independente de qual for a resposta em ambos os casos será necessário checar se estão funcionando, a diferença é que em um dos casos você terá que se preocupar também com o transporte dos equipamentos. Aqui podemos citar os equipamentos de som, microfone, computador, slides, pen drive, pilhas para o microfone, carregadores, adaptadores, Datashow, como é o chão do local – isso mesmo – para evitar ir com um sapato que possa se prender ou fazer muito barulho-, iluminação do local, ar condicionado. Sabia que você pode pedir até para checarem se os banheiros estão ok para o público? Cada detalhe pode fazer a diferença.

Bom aqui nesse item podemos incluir que para que você possa checar tudo isso você precisa chegar com antecedência – isso mesmo – você precisa chegar antes ao local de sua apresentação para preparar-se física e mentalmente para seu grande momento de orador e palestrante.

Também é um bom momento para começar a fazer contatos ou simplesmente fazer algum exercício de concentração e de voz.

2-  Vícios de linguagem

Se tem algo que pode irritar algumas pessoas da plateia sem dúvida são vícios de linguagem, seja gíria ou mesmo a forma de falar no gerúndio. ‘Eu vou estar falando nessa palestra’, vá direto ao ponto. Lembre-se que o menos é mais. Evite palavras difíceis, palavras chulas, termos técnicos – exceto se seu público for extremamente restrito e que vai entender o que está sendo dito. 

Além dos vícios de linguagem procure falar de maneira clara e que todos possam entender, articule bem as palavras, evite falar baixinho ou como se estivesse gritando. 

Da mesma forma que os vícios de linguagem atrapalham os vícios gestuais também. Há pessoas que vivem arrumando os cabelos com as mãos a todo instante ou então ficam com a mão no bolso. Com certeza essas atitudes não deixam uma boa impressão na plateia.

3-  Não respeitar o tempo

Quem já participou de eventos onde haviam vários palestrantes e a equipe se empenhou e fez o cronograma, dividiu o tempo de cada palestrante, colocou o tempo de pausa para o café, do almoço para que tudo saísse de forma harmoniosa e menos cansativo possível, aí chega aquele palestrante e simplesmente não respeita o tempo dele. Extrapola o tempo determinado, atrapalha o do próximo e pode deixar a plateia desconfortável.  Então é importante estudar seu conteúdo, saber exatamente quanto tempo você tem para falar e adaptar seu conteúdo para que você consiga transmitir sua mensagem no período de tempo estipulado.

Há locais em que os organizadores simplesmente tiram o palestrante do palco, para respeitar o tempo de cada um. Acredito que você não quer passar por esse mico não é mesmo?

4-  Fugir do tema

Outro erro que pode destruir sua apresentação é fugir do tema. Por isso é importante preparar o tema que será abordado durante a sua apresentação, estudar sobre ele e treinar. Montar uns slides bacanas, com cores atraentes, pouco texto, insira imagens e vídeos.

A apresentação em slides, ou mesmo ter um roteiro em papel, ajuda a manter o foco no seu conteúdo e também faz com que você não dependa somente da memória.

Claro que durante algumas apresentações – principalmente as que são abertas a perguntas da plateia durante o discurso – pode ser que aconteça de fugir um pouco da temática em questão, mas você precisa ter a habilidade de conduzir o público para o tema, de forma natural você vai voltar ao assunto principal. 

Agora você nunca poderá atrair a plateia para um tema e depois durante a sua apresentação falar de algo totalmente diferente. Isso além de deselegante, pode parecer uma fraude, ou mesmo enganação. Entregue o conteúdo que a plateia espera ter. Saiba que o tempo é a coisa mais valiosa que as pessoas têm, então reconheça isso e entregue o seu melhor conteúdo de forma sucinta e objetiva.

5-  Não olhar para o público

Sabe aquela conexão que você precisa criar com o público, também chamada de rapport– então o princípio da conexão é o simples e famoso olho no olho, é claro que você não vai conseguir olhar no olho de todos os participantes do evento, mas existe uma técnica que é você olhar para três pontos da plateia – como se fosse um triângulo – assim você com certeza vai estabelecer essa sintonia com o público presente em sua apresentação.

Olhe no olho e sorria. Sorri não é dar gargalhadas, nem mesmo ficar o tempo todo sorridente, é aquele olhar carinhoso e respeitoso com um leve sorriso para gerar empatia. Se possível interaja com a plateia, pode ser com perguntas, com dinâmicas ou simplesmente pedir para sentar e levantar em determinados momentos, esses pontos podem fazer a diferença.

Se você ainda não fez um curso de oratória, corre pois as oportunidades não esperam!

E aí você já passou por alguns desses erros? Conhece outros? Comente aqui.

Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.