Falar em Público não será mais um segredo [Conteúdo Exclusivo]

Heverson BarbosaoratóriaLeave a Comment

insegurança ao falar em publico

Comunicar-se bem para falar em público requer algumas habilidades. Ninguém vai subir ao palco pela primeira vez e se sentir 100% seguro para falar em público, aliás muitos artistas que vivem da música ou mesmo de artes cênicas afirmam que mesmo após centenas de apresentações ainda sentem o frio na barriga e o nervosismo, mas sabe como eles conseguem se sair bem? Simplesmente porque conhecem o conteúdo que vão apresentar e a partir daí conseguem desenvolver as técnicas de apresentação.

falar-em-publico

Organização para falar em público

Vamos lá, o primeiro passo é se organizar, sim organização ajuda a acalmar, reduzir a ansiedade e também a evitar possíveis falhas durante sua apresentação, tenha um esboço do que vai abordar, revise seu material de apresentação, se for usar um pen drive ou alguma mídia certifique-se de que o local tem o equipamento adequado para acessar seu conteúdo; e, falando em local, que tal passar pelo espaço onde fará sua apresentação, quando falamos em comunicação reconhecer o local é bem importante, além de tirar a insegurança, você pode ver o palco, a distribuição das cadeiras, iluminação e isso pode te ajudar na hora da apresentação.

Nessa parte da organização, para os mais esquecidos ou ansiosos fica a dica de fazer um check-list com o que precisa ser checado antes do evento. E aí pode entrar tudo, equipamentos, ar condicionado, água, papel higiênico nos banheiros, recepção, e por aí vai. Claro que você não vai checar tudo, mas você pode ter alguém para te ajudar nesse processo. Lembre-se que quanto mais você se dedicar ao conteúdo melhor quando for falar em público.

Prática leva a perfeição e perfeição faz com que você fale bem em público

falar-em-publico

Reconhecido o local é hora de praticar o seu texto. Leia e releia em voz alta, em pensamento e até mesmo na frente do espelho, para você visualizar seus gestos e sua postura. Treinar sua comunicação na frente do espelho ajuda a corrigir possíveis falhas, há ainda quem goste de gravar as apresentações para corrigir até mesmo vícios de linguagem, que sempre passam despercebidos pelo orador, mas perceptível para o ouvinte, se alguma frase ou palavra, faz parte do seu discurso com frequência busque aos poucos substituir por outra, mas não fique nervoso por isso.

Sabia que sorrir pode te ajudar a ser bem recepcionado pelos ouvintes? Pois é, seja cordial e educado, sorria para a plateia, a melhor forma de comunicar-se bem é tornar o ambiente agradável, seja estimulando a participação do público ou até mesmo oferecendo conteúdo que é de interesse comum aos participantes.

Sabia que as melhores apresentações são as que conseguem inspirar e comover? Ou seja, elas atuam no emocional do público, não importa se seu conteúdo é o mais brilhante se você não conseguir cativar seu público, comunicar-se bem é oferecer um bom conteúdo de forma agradável e de fácil entendimento.

Atenção ao sucesso da apresentação

Visualize o sucesso de sua apresentação – essa técnica além de reduzir a ansiedade, faz com que seus pensamentos positivos estimulem a alcançar o resultado esperado. Então coloque a sua imaginação a seu favor e não contra.

Perceba e ouça os aplausos da plateia ao final do seu discurso, e, até mesmo a interação deles enquanto você fala.
Se você for uma pessoa extremamente nervosa pode ser que seja necessária aplicar algumas técnicas de respiração e relaxamento antes da sua apresentação, respirar fundo ajuda a oxigenação de todos os seus órgãos e também te deixa em alerta.

Saiba que as pessoas podem nem perceber seu total nervosismo, então concentre-se no seu conteúdo, alguns palestrantes gostam de fixar o olhar em algo, mas o ideal é realmente o olho no olho com alguns participantes do encontro, ajuda a gerar proximidade.

Dicas de posicionamento

falar-em-publico

Coloque os ombros para trás e fique em posição ereta durante seu discurso, caso precise sentar-se ou apoiar-se evite ficar de cabeça baixa, mantenha a postura, sempre.

As roupas requerem atenção especial, para as mulheres evite decotes ou roupas chamativas, e aos homens, evite roupas muito coloridas ou informais demais, claro que você deve estar atento ao seu público e ao local de sua apresentação e deve vestir-se de maneira que condiz com o local, público e conteúdo a ser passado.

O importante é seu conteúdo, então se chamar muito a atenção por suas vestimentas, algo está errado em sua comunicação.

O sentimento ao falar em público

Durante seu discurso demonstre seus sentimentos, mesmo que sejam de tristeza ou sofrimento, claro que você não vai ficar chorando no palco e deixar de passar seu conteúdo, mas sentimentos de gratidão, felicidade e confiança fazem com que as pessoas se espelhem em você e isso pode te aproximar ainda mais do seu público, o que torna ainda maior seu poder de comunicação e persuasão.

Não tenha medo de errar ao discursar, lembre-se que todos cometem erros, podem enrolar algumas palavras, ou mesmo passar algum slide rápido demais, não se desculpe pelos erros e siga em frente com sua oratória como se nada tivesse acontecido, não perca o foco e depois veja o seu erro como uma oportunidade de melhorar e treinar suas habilidades.

Praticar é o Segredo

Agora se mesmo com essas dicas ainda tem medo de falar em público ou sente-se inseguro que tal buscar juntar-se a pessoas ou grupos que também desenvolvem as habilidades de comunicação no dia a dia. Leia livro que possam te ajudar e pratique, pratique e pratique, sempre.

Ao final do discurso peça um fedback de algumas pessoas de confiança que participaram e não tenha medo do que eles vão dizer, essa informação pode te ajudar a melhorar seu discurso para o próximo evento.

Outra forma de superar seu medo, além da prática é buscar ajuda de um profissional, só ele pode te dar as diretrizes de qual caminho seguir e talvez até intervir com algo que possa te acalmar e tranquilizar no seu dia a dia.

Fale conosco, o melhor curso de oratória em Curitiba, pelo WhatsApp (41)99999-7377, basta clicar aqui!

Confira outros artigos!

[ess_grid alias=”transformatoria”]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.