O que é oratória e por que devo investir nisso?

Heverson BarbosaoratóriaLeave a Comment

Melhor Curso de Oratória em Curitiba - O que é

Você vê alguém que fala bem em público e pensa: como ele consegue falar tão bem assim?
Pode ser que você já tenha sentido uma ponta de ciúme ao perceber que essa pessoa consegue falar, atrair a atenção do público e ser aplaudida no final. Mas sabia que qualquer pessoa pode se dar bem nos palcos, desde que conheça o passo a passo das técnicas de oratória.
Para isso existem cursos de oratória que ajudam a qualquer pessoa se sair bem frente ao público.

O que é oratória?

Podemos definir oratória como a arte de falar bem. Além de falar com desenvoltura e mostrar que tem o domínio do assunto. A oratória é uma junção de técnicas que envolve conteúdo, linguagem corporal e verbal com uma dose de emoção e muita coragem, essa última vem com o tempo, pode ter certeza.
Comunicar não é simplesmente sair falando pelos cotovelos, muito pelo contrário, além de falar você precisa ser compreendido e ser capaz de persuadir e entreter sua plateia, de forma que eles gostem da sua mensagem e da forma como você a leva.

Além disso, temos um artigo que abrange ainda mais sobre oratória, basta clicar aqui!


Motivos para investir em oratória!

São vários os motivos que te levam a investir em um curso de oratória, pode ser que você seja um líder em sua empresa, queira ser um educador, seja uma pessoa que trabalha diretamente com vendas, um advogado, ou quer investir na carreira de palestrante, então, dominar a técnica da oratória é sem dúvida essencial para você.

Uma boa oratória tem ligação direta com um bom líder. Se você é um empresário, um líder de equipe sabe que a comunicação é item essencial para que sua mensagem chegue da maneira adequada para que a tarefa seja executada da melhor maneira.
Imagine uma pessoa que não sabe se comunicar adequadamente com a equipe, será que ele vai permanecer muito tempo naquele cargo?

1. Perder o medo de falar em público

O primeiro motivo para investir em um curso de oratória é perder o medo de falar em público. Muitos afirmam ser muito tímidos e por isso não gostam de falar em público, outros chegam a passar mal ao saber que precisam falar em público, é claro que dificilmente as escolas investem em aulas onde os alunos possam exercer a oratória, por isso, tantas pessoas tem esse medo e levam para a vida inteira.

Mais do que ser tímido, o medo de falar em público reflete diretamente na falta de autoconfiança, ou seja, se a pessoa não consegue se expressar de maneira adequada, isso pode refletir em outras atividades do seu dia a dia, como em relacionamentos afetivos e até no ambiente de trabalho.
E por falar em ambiente de trabalho esse é um dos tópicos do porque é importante investir em um curso de oratória.

2. Estar preparado para o mercado de trabalho

Falar bem vai te deixar preparado para atuar no mercado de trabalho e quando falamos em um mercado cada vez mais competitivo e com centenas de trabalhadores em busca de uma oportunidade, nem sempre apenas um currículo pode ser suficiente, aqui falar bem e se comunicar pode ser o que falta para você garantir a vaga.

Hoje, as empresas não buscam simplesmente um profissional capacitado para exercer determinada função, eles buscam uma pessoa capacitada e também que se comunique bem com a equipe e com os clientes.

Por isso, a fase da entrevista pessoal pode ter mais peso até do que a análise do seu currículo.
Então, saber responder as perguntas do recrutador, portar-se de maneira adequada, gesticular e até se vestir da forma correta pode ser um diferencial e tudo isso você aprende em um curso de oratória.

3. Impulsionar a carreira

Se você é um dos felizardos que já está no mercado de trabalho e há anos em uma empresa e sempre que surge uma oportunidade de assumir um cargo melhor é o seu colega quem assume a liderança. Você fica chateado e sem saber exatamente o real motivo, afinal de contas você conhece bem os departamentos da empresa, sabe o funcionamento de todos os processos, mas não consegue entender porque ficou de fora.

Será que está faltando uma boa comunicação? Sabia que já ouvi dezenas de relatos de pessoas que não foram promovidas por se dizerem tímidas e sem a capacidade de comunicar-se de maneira adequada com a equipe! Pode apostar que da mesma forma que muitos foram deixados de lado, outros que perceberam essa falta de habilidade logo saíram em busca de um curso de oratória e claro, conseguiram o cargo.

É como diz o ditado: ‘enquanto uns choram, outros vendem o lenço’. Se você tem a falta de habilidade com a oratória e deseja alcançar outros patamares em sua carreira, investir em um curso de oratória pode ser um diferencial. Então o que está esperando?

Ah, caso queira saber como empreender através de um pitch de vendas, clique aqui!
4. Melhorar a expressão corporal

Transmitir uma boa imagem corporal vai melhorar a sua autoestima, autoconfiança e a sua imagem pessoal. Vai te deixar mais empoderado para transmitir sua mensagem da melhor forma. Afinal de contas você domina o conteúdo a ser apresentado, só está faltando um pouco de segurança e credibilidade na hora de se expor. Se você não se expressa bem, através da linguagem corporal pode parecer que você está inseguro com o conteúdo por não ter o conhecimento necessário, o que em muitos casos sabemos que não é isso, é apenas uma falta de confiança ao falar em público.

Não temos por onde fugir, as pessoas nos julgam o tempo todo, isso faz parte do nosso instinto natural, então esteja preparado para ser julgado e mais do que isso, tenha naturalidade ao falar com seus superiores, com sua equipe e até mesmo nas redes sociais. Não tenha medo e se precisar, não hesite em buscar ajuda. Se você quer ser diferente e se dar bem no mercado de trabalho está na hora de investir em um curso de oratória.

E aí, diante dessas dicas você acredita que vale a pena investir em um curso de oratória? Então invista no melhor curso de oratória do sul do Brasil. Fale conosco pelo WhatsApp (41) 99999-7377, basta clicar aqui!


Confira outros de nossos artigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.