Porque quem se comunica melhor, vende mais!

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Muitas pessoas pensam que o processo de vendas está relacionado ao fato de ter um produto excelente e que todas as pessoas vão querer ter ou usar aquele produto ou serviço. Ou ainda que para vender mais é preciso ter algo inovador, único e exclusivo.

E se eu te falar que isso é importante, mas não é o que realmente vai te fazer vender cada vez mais.

O processo de vendas está 100% relacionado com comunicação!

Isso mesmo: quem se comunica melhor vende mais.

Oferecer o que o cliente deseja, saber explicar cada detalhe e sanar as dúvidas dos clientes vão te ajudar e muito no processo de vendas.

Por isso, alguns itens são importantes para que você possa aprimorar seu processo de vendas através da comunicação.

Comunicação eficiente

A comunicação é o ato de transmitir uma mensagem e, receber outra mensagem como resposta. Ou seja, a comunicação é uma troca entre emissor e receptor.

A comunicação eficiente é a principal ferramenta para atingir o sucesso profissional e também pessoal.

O que muitas pessoas acreditam quando falamos em comunicação é que você precisa sair por aí falando pelos cotovelos sobre o seu produto ou serviço, mas isso é uma grande besteira.

Comunicação sem essa troca não é comunicar e sim apenas informar.

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Interesse do cliente

O primeiro passo é saber o que o cliente realmente quer. Descubra seu real interesse antes de sair por aí falando dos benefícios do seu produto ou serviço.

Descubra como ele chegou até você, se é uma indicação de alguém, se através das redes sociais, se é porque você é o único da região que oferece o serviço.

Isso vai fazer você olhar para o cliente de maneira diferente e já começar a ver o real interesse dele.

Imagine que esse cliente chegou até você por uma indicação de amigo pelo bom serviço prestado. Está vendo que nesse ponto ele já confia em você e em seu serviço, antes mesmo de te conhecer. Agora se esse mesmo cliente, chega a você por uma rede social, por exemplo, nesse caso você terá que conquistar esse cliente e gerar confiança.

Está vendo como a comunicação é importante para o processo de vendas? E que para cada um você deve comunicar-se de maneira diferente.

Vender não é simplesmente seguir um script, mais do que isso, você deve descobrir o real interesse do cliente.

Atenda a demanda

Hoje em dia não atender a demanda do cliente é a maior ameaça para qualquer negócio. Muitos falam que as startups vêm roubando seus clientes, que a concorrência é desleal, será mesmo? Exemplo disso podemos citar serviços como transporte por aplicativo, filmes por assinaturas mensais entre outros; e aí, será que a concorrência é desleal ou eles entenderam a atual demanda oferecendo maior comodidade, serviços com maior qualidade entre outros.

Ou seja, algumas empresas estão atentas a atual demanda e oferecem o que o cliente quer – e entender é comunicar-se de maneira adequada – oferecer o produto ou serviço que o cliente quer e espera que você ofereça.

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Interesse pelo cliente

Demonstre interesse pelo seu cliente e não interesse no cliente. Seja cordial e gentil. A comunicação envolve um processo completo, mais do que palavras o processo de comunicação tem a ver com seus gestos corporais, sua expressão. Sabe aquela frase de brilho no olho? Pois bem! Você deve demonstrar o brilho nos olhos ao apresentar sue produto ou serviço quando estiver diante de um cliente pronto para fazer a sua venda.

Se quer uma dica muito valiosa é: pense nos benefícios que seu produto vai trazer para aquele cliente, nunca pense no dinheiro que ele vai te trazer. Saiba que essa simples mudança na maneira de pensar vai te deixar mais próximo do cliente, você realmente vai ter um interesse genuíno em seu cliente, vai demonstrar empatia e interesse em resolver o problema dele.

Aptidão de ouvir

Aqui podemos falar sobre a escuta ativa.

Voltamos ao ponto de que se você não souber o que o cliente quer você vai oferecer produtos ou serviços que muitas vezes ele não quer. Aí sem uma comunicação assertiva dificilmente vai conseguir fazer uma venda.

Gatilhos Mentais

Já ouviu falar sobre os gatilhos mentais?

Pois são algumas frases e formas de comunicar-se com o cliente que vão te levar ao fechamento da venda. Mas lembre-se, de nada adianta você simplesmente sair por aí com técnicas de gatilhos mentais se você não demonstrar um verdadeiro interesse pelo seu cliente.

Os gatilhos mentais servem para ajudar no processo de vendas, gerar proximidade, mas eles não devem ser usados como uma arma para atingir o seu cliente.

O seu cliente deve ser conquistado. E isso, só através da confiança e de um bom processo de comunicação.

Conhecimento

Conhecer o seu produto ou serviço com profundidade faz toda a diferença quando se quer efetuar uma venda.

Quanto mais você conhece seu produto, maiores são as chances de efetuar a venda e sabe por quê?

Simplesmente porque conhecendo o seu produto você tem a capacidade de oferecer o que o seu cliente quer. Você é capaz de vender um mesmo produto ou serviço de diferentes maneiras, de acordo com o perfil de cada cliente.

Um bom vendedor é sempre aquele que está em busca de aperfeiçoar-se com relação aos seus produtos, a aprimorar sua forma de abordar, sua fala, sua postura e daí em diante. Está sempre em busca de cursos que vão torná-lo um profissional ainda melhor.

Quanto mais você aprende e pratica melhor você vai ficar.

Fidelização

Mais do que sair por aí vendendo cada dia para um cliente diferente um dos grandes segredos do processo de vendas está na fidelização com o cliente.

Todo o processo de conquista, de entender o que o cliente quer, seus gostos e tudo mais, você já aprendeu e entendeu, então que tal fidelizar esse cliente?

Ele já confiou em você uma vez, então não perca a oportunidade de oferecer novos produtos ou serviços para ele.

Comunicar-se bem também está ligado ao pós-venda e a novas vendas ao mesmo cliente.

E aí você acredita que a se melhorar sua comunicação vai conseguir aumentar seu faturamento.

Comente aqui qual sua maior dificuldade na hora de vender.

 

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